domingo, 18 de novembro de 2018

EXEMPLAR DO LIVRO "FAMÍLIA CAZUMBÁ" É DOADO À BIBLIOTECA MUNICIPAL DE VICÊNCIA.

LIVRO É DE AUTORIA DO PROFESSOR JOSÉ BENTO ROSA DA SILVA, DA UFPE.

Fotos: Danillo Cazumbá (Colaboração)

Quatro integrantes da Família Cazumbá de pernambuco compareceram na Biblioteca Municipal Estefânia Carneiro e fizeram a entrega de um exemplar do livro Família Cazumbá (As peculiaridades dos descendentes de africanos nos últimos anos da escravidão e no pós-abolição - Recôncavo da Bahia - 1879/2015).

O livro foi escrito pelo professor/doutor José Bento Rosa da silva, vinculado ao Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (Portugal) e vice-coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Universidade Federal de Pernambuco (NEAB/UFPE). 

Uma das matriarcas da família pernambucana, Hilda Cazumbá, a filha dela, Maria Hilda e dois sobrinhos, Samuel e Danillo Cazumbá, entregaram o livro às responsáveis pela Biblioteca. O livro registra o histórico dos descendentes baianos, mas, de acordo com o professor Bento, as histórias se entrelaçam: "Sempre há coincidências e existem Cazumbás espalhados por todo o Brasil. Forma os únicos remanescentes africanos que mantiveram o sobrenome de origem", afirma o pesquisador.

Em 2016, a estudante Graziela Fernanda Santos Queiroz sob a orientação da professora Luíza Nascimento dos Reis, escreveu um artigo para o VIII Encontro Estadual de História, em Feira de Santana, na Bahia, no qual relata o histórico e algumas peculiaridades dos Cazumbás no estado de Pernambuco. Nele há depoimentos dos membros do Clã vicenciano. Leia no link abaixo:

http://www.encontro2016.bahia.anpuh.org/resources/anais/49/1477745686_ARQUIVO_ANPUHBAHIA-11.2016-Cazumba.pdf

0 comentários:

Postar um comentário

LEIA AGORA NO VICENCIANET.
Todo mundo gosta. Todo o mundo acessa.