sexta-feira, 30 de outubro de 2015

COESÃO E COERÊNCIA

A NOVA DONA VICÊNCIA.

Quando o município era apenas um ponto de parada para os caixeiros viajantes, a hospitaleira Vicência Barbosa de Melo administrava um pequeno rancho que servia de descanso àqueles que, montados em seus cavalos, vinham das bandas do povoado de Siriji e  se dirigiam para Nazaré da Mata ou Floresta dos Leões (Carpina).

Em seus 87 anos de história apenas mais uma mulher geriu por oito anos a cidade de Vicência. A pediatra Eva Maria de Andrade Lima administrou o município entre 1996 e 2004. Foi uma gestão voltada principalmente para a qualificação e o reconhecimento pessoal dos funcionários públicos e muitos setores da sociedade vicenciana. 

Depois de 12 anos a cidade tem mais uma candidata com chances reais de chegar à prefeitura. O prefeito Paulo Tadeu anunciou na última quarta-feira o que todo mundo já sabia desde o último Carnaval: a secretária Tita Jerônimo é a pré-candidata do 40 à sua sucessão.

Dona Tita, que a princípio declinava a provável candidatura, se animou com a iminente saída do Vice-prefeito José Adjaílson (Dija) do lado do prefeito (literalmente). Um fato presenciado pelo blog na residência do deputado federal Marinaldo Rosendo deixou claro quem era a preferida do gestor. Faltando apenas o anúncio oficial da ruptura política com o prefeito, o vice, Dija, não acompanhava mais Paulo Tadeu nos eventos e os outros pretendentes à cabeça da majoritária, o vereador Bidoga e o jovem Carlos Wilson eram meros coadjuvantes. Todos os holofotes estavam voltados para a dirigente da pasta da Assistência Social.

Não de agora os outros dois incluídos na lista da pesquisa (Bidoga e CW) afirmaram de pés juntos que qualquer que fosse a decisão do prefeito Paulo Tadeu, estariam aptos a irem às ruas como se fossem eles próprios. Até o momento o grupo está unido. Não há divergências e existe a possibilidade de mais agregação. Obviamente aqui e acolá algum descontente com a indicação pode pular fora, mas a base está sólida.

Não se trata apenas da Candidata do Prefeito. Dona Tita, como deve ser chamada durante a campanha, reúne em torno de si oito vereadores: Irmão Francisco (PTB), Caroca (PSB), Josenildo Amorim (PTB), Antônio Siri (PP), João Milanês (PDT), Sandoval (PSB) e Bidoga (PMDB); cinco deputados estaduais: Aluísio Lessa (PSB), Simone Santana (PSB), Henrique Queiroz (PR), José Humberto (PTB) e Manoel Botafogo (PDT); um deputado federal: Marinaldo Rosendo (PSB), dois senadores: Fernando Bezerra Coelho (PSB) e Armando Monteiro (PTB) e finalmente o governador Paulo Câmara (PSB). Este último, pelas atuais circunstâncias, ninguém sabe se flui ou contribui.

A última carta foi lançada. Por mais que esperneiem só deve haver dois candidatos com chances reais de disputarem a cadeira principal da Manoel Borba. Uma eventual terceira (ou quarta?) via serviria apenas de trampolim para qualquer um dos outros dois lados. Caso aconteça haverá um financiamento indireto de um dos lados e uma "compensação" política depois para quem ficar na terceira colocação.

Dr. Paulo deixou claro que o vice só será escolhido em meados do mês de maio do ano que vem. Se o negócio estiver de vento em popa ele pode até pensar em uma chapa puro sangue e colocar alguém do PSB, o que é pouco provável, tendo em vista que o grupo deve permanecer coeso. Colocar alguém do grupo seria trocar seis por meia dúzia, o que se supõe é que seja convocado (ou convidado) um integrante de um dos grupos que hoje fazem oposição à atual gestão.

O que os mais experientes na política vicenciana queriam ver mesmo era uma reviravolta no atual cenário. Não do lado da situação. De acordo com o prefeito está tudo sob controle; mas do lado da oposição. Aí sim teríamos um verdadeiro clássico em outubro vindouro. Uma campanha prááááá ninguém botar defeito, com faíscas voando por tudo quanto é lado. Uma agitação jamais vista nas eleições vicencianas. Uma festa da democracia com direito a tudo e mais um pouco.

Já imaginou um embate entre Criatura X Criador em 2016?

Quem viver verá... ou não.

0 comentários:

Postar um comentário

LEIA AGORA NO VICENCIANET.
Todo mundo gosta. Todo o mundo acessa.