segunda-feira, 30 de março de 2015

MUNICÍPIOS DA MATA NORTE CONCORRREM AO PRÊMIO "PREFEITURA AMIGA DAS MULHERES"

Municípios com políticas de gênero exitosas são premiados
Prêmio Prefeitura Amiga das Mulheres será entregue nesta terça-feira, 31 de março, em reunião solene na Assembleia Legislativa de Pernambuco
Colaboração: Nathalia Pereira

Cidades pernambucanas com políticas públicas voltadas para a igualdade de oportunidades entre os gêneros serão contempladas, no próximo dia 31, com o Prêmio Prefeitura Amiga das Mulheres. A ação é resultado de parceria entre a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa, presidida por Simone Santana, e Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher), liderada por Silvia Cordeiro.
Ao longo do mês de março, entre as atividades relacionadas ao Dia Internacional da Mulher, deputadas e deputados estaduais e membros da SecMulher indicaram prefeituras capacitadas para concorrer ao prêmio. Dos 14 municípios sugeridos, quatro serão premiados. São eles: a sertaneja Serra Talhada; Garanhuns, representando o Agreste; Ipojuca, da Região Metropolitana do Recife, e Barreiros, da Zona da Mata.
Entre os critérios de avaliação, foram analisados o quantitativo de cargos públicos de primeiro escalão ocupados por mulheres, a execução de projetos e ações voltadas para a melhoria do atendimento à saúde feminina, o enfrentamento à violência contra a mulher, a erradicação do analfabetismo e a elevação da escolaridade e da qualificação profissional das cidadãs.
A apreciação das indicações foi realizada por uma comissão paritária formada pelas deputadas estaduais Simone Santana e Priscila Krause, e pelo deputado estadual Aluísio Lessa. Os membros da SecMulher que integraram a comissão foram a Secretária da Mulher, Silvia Cordeiro, a Gerente de Formação em Gênero, Dóris Cavalcanti, e a Diretora Geral de Enfrentamento da Violência de Gênero, Bianca Rocha.
As 14 cidades que concorreram ao prêmio foram: Serra Talhada (indicada por SecMulher e deputada Teresa Leitão), Cabrobó (SecMulher), Sertânia (Júlio Cavalcanti), Garanhuns (Priscila Krause e SecMulher), São Bento do Una (Raquel Lyra), Bom Jardim (Aluísio Lessa), Santa Cruz do Capibaribe (SecMulher), Jupi (Lucas Ramos), Macaparana (Antonio Moraes), Carpina (SecMulher), Barreiros (Simone Santana), Olinda (Professor Lupércio), Paulista (SecMulher) e Ipojuca (Miguel Coelho).
Todos os municípios vencedores possuem organismos de políticas para as mulheres institucionalizados, autônomos ou vinculados diretamente ao gabinete do prefeito. Das 184 cidades pernambucanas, 160 contam com esse tipo de organização. O prêmio é composto por um diploma e um troféu, confeccionados pela Assembleia Legislativa, que serão entregues na reunião solene desta terça-feira.
SERVIÇO:

Sessão solene para entrega do Prêmio Prefeitura Amiga das Mulheres
Local: Plenário do Palácio Joaquim Nabuco
Hora: 18h

0 comentários:

Postar um comentário

LEIA AGORA NO VICENCIANET.
Todo mundo gosta. Todo o mundo acessa.