sexta-feira, 10 de outubro de 2014

VOTAÇÃO PARA DEPUTADOS ESTADUAIS MOSTRA QUEM COMANDA A POLÍTICA EM VICÊNCIA

ORDEM DE VOTAÇÃO DOS ESTADUAIS REVELA QUE POUCA COISA MUDOU NO MUNICÍPIO

MESMO A ELEIÇÃO PROPORCIONAL NÃO SERVINDO DE PARÂMETRO PARA A DISPUTA MUNICIPAL, EM TODO LUGAR O TERMÔMETRO LOCAL É MEDIDO PELOS VOTOS QUE OS RESPECTIVOS GRUPOS POLÍTICOS DÃO AOS SEUS CANDIDATOS. ESTA É A ELEIÇÃO MAIS DISPUTADA. CHEGA UM MOMENTO QUE OS POLÍTICOS MANDAM A ELEIÇÃO MAJORITÁRIA ÀS FAVAS E CUIDAM SÓ DOS SEUS DEPUTADOS.

ESTE ANO, 165 CANDIDATOS A DEPUTADOS ESTADUAIS FORAM VOTADOS EM VICÊNCIA. QUARENTA E DOIS DELES (E DELAS) TIVERAM APENAS UM VOTO. MESMO ASSIM DOS 16.787 VOTOS VÁLIDOS, AS LIDERANÇAS CONSEGUIRAM TRANSFERIR 10.864 PARA OS CANDIDATOS APOIADOS POR ELES (EXCLUINDO-SE OS 788 VOTOS DO PRESBÍTERO ADAUTO SANTOS, CANDIDATO QUE TEVE O APOIO DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS).

A ÚLTIMA VEZ QUE UM PREFEITO, MELHOR DIZENDO, UMA PREFEITA, FOI ELEITA COM UM ESTADUAL ELEITO ANTERIORMENTE FOI EM 1998, QUANDO A EX-PREFEITA DRª EVA FEZ CAMPANHA PRA O O EX-DEPUTADO JOÃO NEGROMONTE E CONSEGUIU SE REELEGER EM 2000. NA ELEIÇÃO SEGUINTE, MESMO COM NEGROMONTE SENDO MAJORITÁRIO, O CANDIDATO DA SITUAÇÃO, O ATUAL PREFEITO PAULO TADEU, PERDEU AS ELEIÇÕES PARA O BANANEIRO ZEZINHO TININ.

FICA A DICA: UMA COISA É UMA COISA E OUTRA COISA É OUTRA COISA.

CONTRA VOTOS, NÃO HÁ ARGUMENTOS:

ALUÍSIO LESSA (2.154 VOTOS): CANDIDATO APOIADO PELO GRUPO DO PREFEITO PAULO TADEU. INCLUINDO-SE O VICE-PREFEITO, DIJA E ALGUNS SUPLENTES DE VEREADOR. ALUÍSIO CONTOU COM CARGA MÁXIMA E TRABALHO ÁRDUO DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS. O BLOG JÁ PREVIA SUA PRIMEIRA COLOCAÇÃO NA ANÁLISE INICIAL DOS CANDIDATOS. SUBIU DA QUARTA POSIÇÃO EM 2010 PARA PRIMEIRA ESTE ANO.

LESSA FOI ELEITO COM 42.168 VOTOS, SENDO O 25º COLOCADO ENTRE OS 49. QUEM SE FORTALECE MUITO COM A ELEIÇÃO DO SOCIALISTA É O ATUAL VICE-PREFEITO, JOSÉ ADJAÍLSON, DIJA, QUE JÁ SE APRESENTA COMO PRETENDENTE AO CARGO MAJORITÁRIO EM VICÊNCIA. ALÉM DO DEPUTADO REELEITO, ELE CONTA COM O APOIO DIRETO DE PAULO CÂMARA E RAUL HENRY, ELEITOS GOVERNADOR E VICE, RESPECTIVAMENTE.

DIJA É CANDIDATO NATURAL A PREFEITO EM 2016 E DEPENDE DA COESÃO E DA COERÊNCIA DO PRÓPRIO GRUPO PARA SAIR DO CARGO DE VICE E ASSUMIR COMO TITULAR.

CÁSSIA DO MOINHO (1.934 VOTOS): DUZENTOS E VINTE E UM VOTOS SEPARARAM O VEREADOR ROMEU ATAÍDE DE UMA VITÓRIA EM VICÊNCIA. LEVANDO-SE EM CONTA OS 2.300 CONSEGUIDOS EM 2010 PARA O EX-CORRELIGIONÁRIO CARLOS LAPA, FORAM 366 VOTOS A MENOS. MESMO ASSIM O VEREADOR DIZ QUE SE CONSIDERA VENCEDOR, POIS, SEGUNDO ELE, SUA CANDIDATA GANHOU EM TODAS AS URNAS DA CIDADE.

CÁSSIA FOI UMA CANDIDATA DIFÍCIL DE "VENDER", MESMO ASSIM TEVE UMA VOTAÇÃO EXTRAORDINÁRIA NO ESTADO (29.960 VOTOS). A SITUAÇÃO UM TANTO COMPLICADA QUE PASSA O MUNICÍPIO DE CARPINA PREJUDICOU E MUITO SUA CAMPANHA. ROMEU TAMBÉM SAI FORTALECIDO DESTE PLEITO E QUASE NÃO SENTIU A FALTA DOS DISSIDENTES QUE FORAM APOIAR OUTROS CANDIDATOS.

EM JANEIRO O VEREADOR PETISTA ASSUME A PRESIDÊNCIA DA CÂMARA. QUAL SERÁ O PRÓXIMO PASSO?

JOSÉ HUMBERTO (1.432 VOTOS): O TERCEIRO LUGAR OBTIDO PELO LIMOEIRENSE SERVE DE ALENTO PARA O GRUPO DO EX-PREFEITO MÁRIO RAMOS. A PÍFIA VOTAÇÃO DO FEDERAL (SÍLVIO COSTA) MOSTROU A FRAGILIDADE DO GRUPO. O PETEBISTA, QUE FOI ELEITO COM 43.603 VOTOS, AUMENTOU CONSIDERAVELMENTE O NÚMERO DE ELEITORES.

ZÉ HUMBERTO CHEGA A ASSEMBLEIA COMO UM DOS MAIS VOTADOS DA OPOSIÇÃO E, CERTAMENTE DARÁ SUPORTE A UMA PARTE DA OPOSIÇÃO VICENCIANA. PODE-SE DIZER QUE JÁ HÁ DUAS VERTENTES OPOSICIONISTAS NA CIDADE: UMA LIDERADA PELO EX-PREFEITO MÁRIO RAMOS E O EX-VEREADOR MOISÉS E OUTRA NASCENDO DA FUSÃO DO PCdoB COM O GRUPO DO VEREADOR JÂNIO.

A DERROTA DO SENADOR ARMANDO MONTEIRO DIFICULTOU E MUITO OS ANSEIOS DESTE GRUPO EM APRESENTAR UM CANDIDATO A PREFEITO EM 2106. SE SERVE COMO CONSOLO, ESTE GRUPO TEM MAIS CARA DE TUCANO DO QUE OS SOCIALISTAS VICENCIANOS. É MEIO ESQUISITO VER ESSA TROCA DE PAPÉIS.

POR OUTRO LADO, O VEREADOR TOTA DE MURUPÉ TAMBÉM CONSEGUIU UNS VOTOS PARA ZÉ HUMBERTO, COM UMA CAMPANHA INDEPENDENTE LÁ NO VILAREJO.

BOTAFOGO PAI (1.156 VOTOS): APESAR DO APOIO DOS AGENTES DE SAÚDE A VOTAÇÃO DO EX-PREFEITO DE CARPINA SURPREENDEU NO MUNICÍPIO. FOI UMA QUANTIDADE DE VOTOS MUITO GRANDE. O FATO DE A POPULAÇÃO CONHECER O TRABALHO DO "NEGÃO" INFLUENCIOU. MUITOS VOTOS FORAM DADOS A ELE APENAS PELO CONHECIMENTO, MAS É INEGÁVEL QUE O GRUPO QUE O APOIOU TRABALHOU COM AFINCO E DETERMINAÇÃO.

ALÉM DOS AGENTES DE SAÚDE, REMANESCENTES DO GRUPO DO VEREADOR ROMEU ATAÍDE PEDIRAM VOTOS PARA BOTAFOGO. POR POUCOS MINUTOS O PEDETISTA SENTIU O CHEIRO DE UMA CADEIRA NA ALEPE, MAS, APESAR DOS 33.390 VOTOS, NÃO CONSEGUIU SE ELEGER.

CERTAMENTE ESTE GRUPO SERÁ PROCURADO PARA FUTURAS ALIANÇAS MUNICIPAIS. AFINAL NÃO SE DEVE DESPREZAR TAMANHA VOTAÇÃO, MAS DAÍ A ALMEJAR OUTROS DEGRAUS... SÓ O TEMPO E AS URNAS DIRÃO.

ANTÔNIO MORAES (1.119 VOTOS): FOI A MAIOR VOTAÇÃO OBTIDA PELO DEPUTADO EM VICÊNCIA. ESTE ANO, ALÉM DO TRADICIONAL APOIO DO VEREADOR AUGUSTO E DO SECRETÁRIO DE TURISMO, MARCELO MORAES, O PARLAMENTAR TEVE COMO COADJUVANTE O VEREADOR JÂNIO E SUA EQUIPE.

MORAES NÃO CONSEGUIU SE REELEGER, APESAR DOS 40.729 VOTOS, MAS ESTÁ NA PRIMEIRA SUPLÊNCIA E NA EXPECTATIVA DE ASSUMIR UM MANDATO, NA IMINENTE CONVOCAÇÃO DE ALGUM DEPUTADO ELEITO PARA O SECRETARIADO. DIVERSOS ANALISTAS DÃO COMO CERTA A ENTRADA DO MACAPARANENSE NO PROCESSO.

ALÉM DE FICAR COM A QUARTA POSIÇÃO NOS ESTADUAIS, O GRUPO FEZ ANDRÉ DE PAULA COMO SEGUNDO MAIS VOTADO NA DISPUTA FEDERAL. ISSO ANIMOU TANTO A EQUIPE QUE JÁ HÁ UM TRABALHO PARA APRESENTAR UM CANDIDATO A PREFEITO EM 2106. TRATA-SE DE GUILHERME NUNES, FILHO DO EX-VICE PREFEITO DOUTOR GUILHERME.

GUIGA, COMO É CHAMADO, JÁ PERCORRE AS RUAS DA CIDADE TESTANDO SUA POPULARIDADE E DIZENDO QUE ESTÁ DISPOSTO A LANÇAR SUA CANDIDATURA. ATUALMENTE ELE ESTÁ FILIADO AO PCdoB.

HENRIQUE QUEIROZ (921 VOTOS): SURPREENDENTE A QUANTIDADE DE VOTOS DO DEPUTADO REELEITO. SEUS ELEITORES ESTAVAM ENTOCADOS EM ANGÉLICAS E BORRACHA.

O NOME DE QUEIROZ NEM  APARECIA ATÉ A INSERÇÃO DAS URNAS DOS DOIS DISTRITOS. CONTOU COM O APOIO DE LIDERANÇAS LOCAIS, EM BORRACHA E DO PASTOR JESSÉ, EM ANGÉLICAS.

REASSUMIRÁ  O MANDATO NA ALEPE POR MAIS QUATRO ANOS POR CONTA DOS 50.882 VOTOS. IRÁ PARA O DÉCIMO MANDATO CONSECUTIVO.

PRESBÍTERO ADAUTO (788 VOTOS): MESMO SEM O APOIO DE NENHUMA LIDERANÇA NO MUNICÍPIO, O CANDIDATO EVANGÉLICO TEVE ESSA QUANTIDADE TODA DE VOTOS. OS FIÉIS DA ASSEMBLEIA DE DEUS FORAM "ORIENTADOS" A VOTAR NO DEPUTADO. FOI O SEGUNDO ESTADUAL MAIS VOTADO DO ESTADO COM 158.874 VOTOS, PERDENDO APENAS PARA O TAMBÉM EVANGÉLICO CLEITON COLLINS, QUE CONSEGUIU 216.874.

EM VICÊNCIA, OS ASSEMBLEÍSTAS SUPERARAM CANDIDATOS TRADICIONAIS COMO SIMONE SANTANA, MAVIAEL CAVALCANTE E GUSTAVO NEGROMONTE.

MAVIAEL CAVALCANTE (774 VOTOS): O DEPUTADO TAMBÉM ESTÁ NA AGULHA PARA REASSUMIR O MANDATO NA CASA JOAQUIM NABUCO. OS 38.785 VOTOS NÃO FORMA SUFICIENTES PARA O RECONDUZIR AO CARGO. COM A PROVÁVEL IDA DE ALGUNS ELEITOS PARA SECRETARIAS A VAGA DEVE FICAR COM O DEMOCRATA.

MAVIAEL RECEBEU O APOIO DO VEREADOR CAROCA EM VICÊNCIA. CERCA DE 70% DA VOTAÇÃO VEIO DA VILA MURUPÉ. ALGUNS ELEITORES CONHECEM O DEPUTADO, OUTROS VOTARAM DEVIDO AO S TRABALHOS PRESTADOS POR ANTÔNIO DOMINGO (CAROCA) NAQUELE DISTRITO.

CAVALCANTE JÁ FOI MAJORITÁRIO EM VICÊNCIA NA ÉPOCA DE AMAURY PEDROZA E LULA MARANHÃO. AINDA MANTÉM UM PÚBLICO FIEL TAMBÉM NA CIDADE. PODE FAZER COMPANHIA AO CONTERRÂNEO ANTÔNIO MORAES NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA.

GUSTAVO NEGROMONTE (728 VOTOS): A VOTAÇÃO DE GUSTAVO NÃO REFLETE O TRABALHO DA EQUIPE DO VEREADOR BIDOGA. PODE-SE DIZER QUE HOUVE MUITO EMPENHO DO GRUPO LIGADO AO PRESIDENTE DA CÂMARA, PRINCIPALMENTE NA RETA FINAL DA CAMPANHA. O PEEMEDEBISTA VISITOU O MUNICÍPIO VÁRIAS VEZES EM POUCO ESPAÇO DE TEMPO, ENTRETANTO A VOTAÇÃO FICOU ABAIXO DO ESPERADO.

EM 2010, O DEPUTADO OBTEVE 1.618 VOTOS E FICOU NA SEGUNDA COLOCAÇÃO PARA ESTADUAL NA CIDADE DE VICÊNCIA. NO ÂMBITO ESTADUAL A REELEIÇÃO FICOU PELO CAMINHO, APESAR DOS 30.055 VOTOS.

SIMONE SANTANA (558 VOTOS): FICOU DE BOM TAMANHO A VOTAÇÃO DA DEPUTADA ELEITA EM VICÊNCIA.

ELA TEVE O APOIO DO VEREADOR SANDOVAL E FEZ DOBRADINHA COM CARLOS LAPA NA CIDADE. MAIS DA METADE DA VOTAÇÃO DA SOCIALISTA VIERAM DO POVOADO DE TURIASSU.

FOI A SEGUNDA CANDIDATA ELEITA MAIS VOTADA, COM 73.178 VOTOS. PARABÉNS PRA ELA...





APELO: Por favor, alguém me informe quem é RINALDO JÚNIOR, que conseguiu a extraordinária votação de 157 votos no município.

Fotos: ALEPE (Divulgação)
           Candidatos: TSE



0 comentários:

Postar um comentário

LEIA AGORA NO VICENCIANET.
Todo mundo gosta. Todo o mundo acessa.