quarta-feira, 8 de outubro de 2014

O QUE É A POLÍTICA...

O ONTEM, O HOJE, O AMANHÃ

DURANTE O FINAL DA DÉCADA DE 1980 E INÍCIO DOS ANOS 90, O PT (Partido dos Trabalhadores) ERA CONSIDERADO DE EXTREMA ESQUERDA. QUASE COMUNISTA. MAS COMUNISTA A LA CUBA. LULA E SEUS PUPILOS ERAM DEFENSORES, INCENTIVADORES, SIMPATIZANTES E ADEPTOS DO MARXISMO. ALÉM DO FUNDADOR DO SISTEMA (KARL MARX), FIDEL, HUGO CHAVES E STALIN FAZIAM PARTE DA GALERIA DE HERÓIS PETISTAS. NESSES TERMOS O PT FAZIA COMPANHIA AO PCB E AO PCdoB.

PMDB E PSB, HISTORICAMENTE, ERAM PARTIDOS DE ESQUERDA. TOTALMENTE ENVOLVIDOS COM OS MOVIMENTOS SOCIAIS E AS CAUSAS POPULARES. ERAM A OPOSIÇÃO PROPRIAMENTE DITA. RESQUÍCIOS DA DITADURA AINDA PERMEAVAM NO PAÍS. COM A LEI DE ANISTIA, QUE TROUXE DE VOLTA VÁRIOS POLÍTICOS EXILADOS, DENTRE ELES O EX-GOVERNADOR MIGUEL ARRAES, O BRASIL FICOU DIVIDIDO ENTRE A CONTINUIDADE DE UM REGIME AUTORITÁRIO E A PLENA DEMOCRACIA. TANTO É QUE HOUVE UM PLEBISCITO NO QUAL A POPULAÇÃO ESCOLHERIA ENTRE OS SISTEMAS PRESIDENCIALISTA, PARLAMENTARISTA E MONÁRQUICO. VENCEU O PRESIDENCIALISMO.

O PDS (Sigla já extinta) E O PSDB ERAM FILHOTES DA DITADURA. REPRESENTAVAM A ANTIGA ARENA (Aliança Renovadora Nacional), QUE NÃO RENOVAVA NADA. CARREGAM ATÉ HOJE A ALCUNHA DE PARTIDO DOS CORONÉIS, DOS RICOS, DAS MULTINACIONAIS, DO CONTINUÍSMO E DO ATRASO. ERA A DIREITA BRASILEIRA. A REPRESENTATIVIDADE DA BURGUESIA.

DE EXTREMA ESQUERDA PARA ESQUERDA MODERADA E DAÍ A JUNÇÃO COM O CENTRO E A DIREITA CONSERVADORA. O PT, AO ASSUMIR O GOVERNO FEDERAL EM 2003, FOI CONDICIONADO A FAZER OS CONCHAVOS POLÍTICOS COM OS PARTIDOS CONSERVADORES PARA PODER ADMINISTRAR O PAÍS. LULA CONSEGUIU SUPERAR O ESTADISMO DE GETÚLIO VARGAS E SE TORNOU O MAIOR PRESIDENTE DA HISTÓRIA.

NAS ELEIÇÕES DESTE ANO O ÓBVIO FOI ESCULACHADO. A LÓGICA FOI RIDICULARIZADA. O IMPREVISÍVEL VIROU PREVISÍVEL. HOJE TEMOS UM PARADOXO: UM PARTIDO DITO DE ESQUERDA, SOCIALISTA, COM TENDÊNCIA AO ALINHAMENTO COM UM DE DIREITA PROPRIAMENTE DITO.

MESMO QUE NÃO HAJA UM ANÚNCIO OFICIAL DO APOIO SOCIALISTA AO TUCANO AÉCIO NEVES, MUITAS LIDERANÇAS PESEBISTAS ESTARÃO PEDINDO VOTOS PARA O MINEIRO. O OBJETIVO É DERROTAR O PT, QUE SEGUNDO ALGUNS, ESTÁ ACABANDO COM O BRASIL. PORTANTO É NECESSÁRIO UMA MUDANÇA. E ESTA TEM DE SER RADICAL: A VOLTA DO NEOLIBERALISMO.

QUEM VIVER VERÁ... OU NÃO!

Samuel Cazumbá


0 comentários:

Postar um comentário

LEIA AGORA NO VICENCIANET.
Todo mundo gosta. Todo o mundo acessa.