segunda-feira, 26 de maio de 2014

NAZARÉ DA MATA SEDIA SEMINÁRIO CULTURAL

Seminário No Engenho Santa Fé une as realizações da Amunam no Ponto de Cultura Engenho dos Maracatus E no Curso de Produção Cultural para as Mulheres.

Por Salatiel Cícero (AMUNAM)

A Amunam – Associação das Mulheres de Nazaré da Mata, que desde sua fundação se notabilizou pela luta dos Direitos das Mulheres, nos últimos dez anos vem se destacando também no campo da cultura. Nos dias 29 e 30 deste mês, no Engenho Santa Fé, a instituição dará mais um passo para mostrar sua dedicação a cultura da Zona da Mata, com a realização do Seminário “Cultura Popular, Produção Cultural e Política Cultural”.

A realização do seminário se dá através de dois importantes projetos tocados pela instituição atualmente. O Ponto de Cultura Engenho dos Maracatus em parceria com a Fundarpe e Ministério da Cultura. E o Projeto Método Canavial – Curso de Produção Cultural para as Mulheres da Zona da Mata em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República.

Discutir e atualizar os temas da política cultural, produção cultural e da cultura popular são objetivos do seminário e que servirá de parâmetro para novos projetos, iniciativas e ações do Movimento Canavial. Movimento que acontece na Zona da Mata Norte de Pernambuco e que desde 2006 e que reúne artistas, empresa, associações, engenhos e produtores culturais da região. O movimento é responsável pela realização do Festival Canavial.

A programação do seminário inicia-se com o tema “Cultura Popular – Realidades e desafios” com os palestrantes Prof. Severino Vicente da Silva (Biu Vicente) da UFPE e a Yalorixá Mãe Beth de Oxum do Ponto de Cultura Coco de Umbigada, a coordenação de Eliane Rodrigues, coordenadora executiva da Amunam.
Na tarde do dia 29 o tema é “Maracatus e Maracatuzeiros – A produção cultural dos Maracatus” com a participação do Mestre José Lourenço da Silva (Zé Batista) Presidente do Maracatu Estrela de Ouro de Aliança, Mestre Luiz Caboclo do Maracatu Estrela de Ouro de Aliança e Mestre João Paulo do Maracatu Leão Misterioso de Nazaré da Mata, a coordenação da mesa de Joana D´Arc, Produtora Cultural e Coordenadora da AFAV.

Na manhã do dia 30 o tema é “A Política Cultural da Zona da Mata de Pernambuco” com os palestrantes Caio Dornelas, Produtor Cultural e coordenador da Mostra Canavial de Cinema, Afonso Oliveira, Produtor Cultural e consultor de Políticas Culturais, com a coordenação da mesa a cargo de Salatiel Cícero, Produtor Cultural da Amunam.

Serviço
Evento: Seminário Cultural Popular, Produção Cultural e Política Cultural
Onde: Engenho Santa Fé, Nazaré da Mata – PE
Quando: 29 e 30 de maio de 2014
Horário: 09:00 as 12:00 e 14: as 17:00
Informações: (81) 91433908
Almoço grátis para o participantes

0 comentários:

Postar um comentário

LEIA AGORA NO VICENCIANET.
Todo mundo gosta. Todo o mundo acessa.