sábado, 23 de novembro de 2013

CRIADO DIA DA CULTURA SUL-COREANA EM PERNAMBUCO

PROJETO DE LEI FOI DE AUTORIA DO DEPUTADO JOSÉ HUMBERTO

O deputado estadual José Humberto Cavalcanti (PTB-PE) será homenageado no próximo sábado (23), pela aprovação da lei ordinária que cria o Dia da Cultura Sul-Coreana em Pernambuco. A data será comemorada sempre no último sábado do mês em razão do “Tchu Sók”, o maior feriado na Coréia que festeja a safra do ano.

De acordo com a Lei Ordinária nº 15.114/2013, a criação da data reflete a crescente imigração de coreanos no Estado de Pernambuco e a difusão da sua história como exemplo para o progresso em diversos campos da atividade humana.

O deputado José Humberto lembra que os sul-coreanos investiram fortemente na educação, na preparação do jovem e dos cidadãos para a vida e o trabalho. “Hoje, a Coréia do Sul é um país com desenvolvimento que exporta tecnologia, mão de obra e possui tecnologia de ponta. Devido ao crescimento da comunidade coreana em Pernambuco, um dos representantes deles me procurou, o Dr. Kong Pil Choi, e então tive a iniciativa de apresentar, na Assembleia Legislativa, um projeto que possibilitou uma data para que eles pudessem comemorar”, destaca deputado.

Coréia do Sul em Pernambuco - No âmbito empresarial, o estado de Pernambuco conta com, aproximadamente, 60 fábricas e lojas de confecções espalhadas por cidades como Recife, Caruaru, Toritama, Santa Cruz do Capibaribe e o Porto de Suape, gerando mais de mil empregos. Além disso, os sul-coreanos marcam presença na música com o Coral Diáspora que possui um repertório diversificado com canções pernambucanas e coreanas, razão pela qual receberam, em 1992, um convite do Primeiro Ministro da Coréia do Sul, Sr. Joung Won Shik, para cantar e divulgar a cultura pernambucana na Coréia.

Mariana Silveira
Jornalista

0 comentários:

Postar um comentário

LEIA AGORA NO VICENCIANET.
Todo mundo gosta. Todo o mundo acessa.