quinta-feira, 19 de setembro de 2013

FEIRA DE NEGÓCIOS MOVIMENTA SETOR DOS PRODUTORES NORDESTINOS DE CANA


EVENTO MOVIMENTARÁ 3 MILHÕES

Colaboração: Bel Coutinho

Cerca de 21 mil pequenos, médios e grandes plantadores de cana de todo o Nordeste terão a oportunidade de adquirir insumos e ferramentas para os tratos e renovação da safra, por preços abaixo do valor de mercado. A ação é uma iniciativa da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP), com o objetivo de reduzir os custos de produção do agricultor na hora dele adquirir os produtos necessários para o início da safra. A Feira de Negócios dos Produtores de Cana (Norcana) começa na próxima segunda-feira (23) e termina na quarta-feira (25). O evento será realizado na AFCP, no bairro da Imbiribeira, no Recife.

“A Norcana contribuirá para promover o desenvolvimento do setor através do estímulo à transferência de tecnologias e o intercâmbio de informações sobre ações e manejo nos canaviais”, pontua Alexandre Andrade Lima, presidente da AFCP. O dirigente garante que o produtor terá um ambiente atrativo de negócios e diálogos para eles, mas também entre os nossos parceiros, industriais, órgãos de classe e autoridades do setor privado e público ligados ao setor canavieiro regional.

O evento também oferece um ciclo de palestras técnicas e especializadas com as personalidades do segmento agroindustrial. Para Caio Carvalho, presidente da Associação Brasileira do Agronegócio, que será um dos palestrantes, o setor canavieiro convive num dos mais complexos momentos de sua história em função da transição da economia global. Ele avalia que há dois momentos distintos para o futuro do setor: um de curto prazo, com incertezas e sem margens; e outro de médio e longo prazos, com excelente perspectiva para os produtores de cana-de-açúcar.

A palestra de Caio Carvalho será apresentada na noite de abertura oficial da Norcana, às 18h, na próxima segunda-feira (23). “O palestrante é um dos maiores conhecedores do segmento na atualidade”, diz o gerente comercial da Cooperativa de Produtores da AFCP, Hermano Interaminense. Carvalho é engenheiro agrônomo formado pela ESALQ/USP, com pós-graduação em Agronomia e Administração, pela Faculdade de Economia e Administração da USP e pela Vanderbilt University (USA).

Outros temas integram o ciclo de palestras da Norcana. Todas estão voltadas para o desenvolvimento do segmento canavieiro. Dentre eles, a oportunidade de negócios com uma proposta de reflorestamento, como opção nas terras com alta declividade. O tema será exposto pelo doutor Flávio Pereira da Universidade Federal de Viçosa (MG), às 16h, na terça-feira (24). No mesmo dia, às 14h, o superintendente de Gestão da Oferta da Conab, Welligton Texeira apresenta uma palestra sobre a política de preço mínimo. Logo em seguida, às 15h, Rodrigo Grabalos, que é representante da empresa Yara Brasil, mostrará como está o mercado de fertilizantes.

Na quarta-feira (25), último dia da Norcana, às 17h, os participantes terão a oportunidade de conhecer uma nova proposta para o corte de cana em áreas declivosas. O projeto de uma nova colheitadeira capaz de realizar o corte da cana nestas áreas foi desenvolvido pelo Grupo EQM, e será apresentado pelo diretor Agrícola, José Heleno do Rego Barros Junior. No mesmo dia, às 15h, a meteorologista Francis Lacerda, do Instituto Agronômico do Estado, apresenta a previsão climática para os próximos meses na região. Já às 16h, o consultor da DTA, Wagner Pires fala sobre o manejo de pastagem.

0 comentários:

Postar um comentário

LEIA AGORA NO VICENCIANET.
Todo mundo gosta. Todo o mundo acessa.