quinta-feira, 15 de agosto de 2013

DILMA AUTORIZA PAGAMENTO DA SUBVENÇÃO DA CANA-DE-AÇÚCAR

Por Robério Coutinho (AIU)

A fonte de recurso do programa de subvenção dos produtores de cana nordestinos foi publicada na medida provisória nº 624, nesta quinta-feira (15), no Diário Oficial da União. A presidente Dilma Rousseff autorizou a liberação de R$ 148 milhões para 17 mil agricultores prejudicados pela maior seca dos últimos 50 anos na região. Cada produtor receberá R$ 12 por tonelada de cana fornecida às usinas na safra 2011-2012.

A publicação da MP resolve um problema criado pelo próprio governo na MP (615) originária da subvenção dos fornecedores de cana. A fonte de recurso não havia sido informada, impedindo o pagamento do subsídio. “A liberação da subvenção é sempre bem-vinda, mas o problema é que a equipe econômica do governo federal demorou quase três meses para efetivá-la”, diz Alexandre Andrade Lima, presidente da União Nordestina dos Produtores de Cana. A MP 615 foi anunciada pela presidente Dilma na Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco, em 20 de maio.

Neste intervalo de tempo do anúncio até autorização de pagamento da subvenção, o período da estação chuvosa na região canavieira chegou ao final. “Os recursos federais emergenciais chegarão para socorrer os produtores, porém, fora do período agrícola hábil, impedindo com que possamos investir nos tratos culturais e na renovação dos canaviais para a nova safra”, pontua Lima, lembrando que os efeitos da seca associados à falta de investimento nos canaviais provocarão outro déficit produtivo na próxima safra.

0 comentários:

Postar um comentário

LEIA AGORA NO VICENCIANET.
Todo mundo gosta. Todo o mundo acessa.