quarta-feira, 28 de agosto de 2013

ALUNO É CONDENADO POR ATIRAR CASCA DE BANANA EM PROFESSORA

ESTUDANTE TERÁ QUE PAGAR 10 MIL REAIS DE INDENIZAÇÃO À DOCENTE

Um estudante de 20 anos do Ensino Médio de uma escola em Bragança Paulista (SP) foi condenado no dia 20 deste mês a pagar uma indenização de 10 mil reais por ter atingido uma professora de Geografia com uma casca de banana. O fato aconteceu em outubro de 2012 e a decisão do juiz Juan Paulo Haye Biazevic se baseou no fato de que a educadora ficou exposta ao ridículo em um ambiente onde era a autoridade máxima: "A conduta descrita na inicial atingiu a autora em seus atributos mais importantes da personalidade, expondo-a ao ridículo em um ambiente no qual ela deve deter a autoridade necessária e suficiente para ensinar e educar. A conduta do réu, embora simbólica, não é isolada", argumentou o magistrado.

O aluno, que não teve o nome revelado, afirmou que o objeto atingiu a professora de forma acidental. Segundo ele tratava-se de uma brincadeira de arremesso no cesto de lixo, e a casca de banana bateu no ventilador e na professora. Outros dois alunos também foram indiciados por falso testemunho. De acordo com a justiça eles prestaram informações falsas durante o processo.

"Não basta bradar por investimentos em educação se, na sala de aula, quem se dedica à tarefa de ensinar não é respeitado. Qualquer esforço do Poder Público para melhorar a educação do país cairá por terra se os alunos não estiverem dispostos a aprender. Grande parte da desmotivação dos professores, e isso é óbvio, também deve ser atribuída à postura dos nossos jovens", diz outro trecho da decisão.

A professora atingida alegou na justiça ter sofrido danos psicológicos e ter dificuldades de lecionar na escola. Após a decisão judicial a docente recebeu a solidariedade de muitos professores Brasil afora. 

O estudante pode recorrer da decisão.

Com informações do G1

0 comentários:

Postar um comentário

LEIA AGORA NO VICENCIANET.
Todo mundo gosta. Todo o mundo acessa.