quarta-feira, 3 de julho de 2013

O QUE HÁ DE COMUM ENTRE O EGITO E O BRASIL?

PROTESTOS ACONTECEM SIMULTANEAMENTE NOS DOIS PAÍSES

AS PIRÂMIDES E O CARNAVAL FORAM DEIXADOS DE LADO PELAS POPULAÇÕES DE PAÍSES TÃO DISTANTES E TÃO PRÓXIMOS NA ATUALIDADE. A PRIMAVERA ÁRABE DERRUBOU PRESIDENTE NO EGITO E, PELA PRIMEIRA VEZ, OS EGÍPCIOS VOTARAM E ELEGERAM DEMOCRATICAMENTE SEU GOVERNANTE MAIOR. UM DITADOR FOI DEPOSTO (HOSNI MUBARAK) E O POVO COLOCOU NO PODER ALGUÉM QUE PODERIA REPRESENTÁ-LO. 

MOHAMED MORSI NÃO CUMPRIU O SEU DEVER. O MESMO POVO QUE O ELEGEU FOI ÀS RUAS PEDIR SUA SAÍDA. NÃO DEU OUTRA. ATÉ OS MILITARES SE JUNTARAM À POPULAÇÃO E MORSI FOI PLANTAR BATATAS EM TERRA SECA.

EXCETUANDO-SE AS MORTES NA TERRA DOS FARAÓS (ATÉ AGORA FORAM DEZ), ATÉ DÁ PRA COMPARAR A MOBILIZAÇÃO EGÍPCIA COM A BRASILEIRA.

MAS NO BRASIL O POVO NÃO QUER DEPOR A PRESIDENTE, OU A PRESIDENTA (OBS: SÃO A MESMA PESSOA). MAS O POVO NÃO QUER SÓ COMIDA. O POVO QUER COMIDA, EDUCAÇÃO, SAÚDE, TRANSPORTE, INFRAESTRUTURA E ARTE. 

NINGUÉM TÁ AFIM DE VOTAR EM PLEBISCITO NÃO. MUITO MENOS REFERENDO. O POVÃO, A MASSA, A PLEBE E ATÉ MUITOS ESTUDANTES E ESTUDADOS NÃO SABEM NEM O QUE SÃO ISSO. REFORMA POLÍTICA? VOTO PROPORCIONAL? VOTO DISTRITAL MISTO OU SEI LÁ O QUÊ? NÃO HÁ UM SÓ CARTAZ SOBRE ISSO. NÃO VI UMA SÓ FAIXA PEDINDO MUDANÇAS NO SISTEMA ELEITORAL.

ENQUANTO O POVO VAI ÀS RUAS PEDIR O BÁSICO, SUA EXCELÊNCIA GESTORA MAIOR, SALVE, SALVE A PÁTRIA AMADA, AMÉM, ALELUIA; REÚNE JURISTAS, MINISTROS, GOVERNADORES, SENADORES, CONGRESSISTAS, AMIGOS E SIMPATIZANTES E PROPÕE UM PLEBISCITO, UM REFERENDO, UM PACTO, UMA COMPLICAÇÃO QUALQUER JÁ QUE AINDA NÃO ACONTECEU OUTRO FATO QUE ABAFE ESTE.

É PRESIDENT(A)... "VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE À LUTA." A SENHORA AINDA NÃO TINHA FUGIDO À LUTA. SEU PARTIDO SEMPRE ESTAVA LÁ. O "COMPANHEIRO" NÃO PERDIA UMA. A ESTRELA VERMELHA SEMPRE ESTAVA PRESENTE. 

E AGORA?

AGORA É 13, AGORA É... NÃO. NÃO É MAIS NÃO.

"Mal soou na serra ao longe
Nosso grito varonil
Nos imensos ombros longos
A cabeça ergue o Brasil." 
(Evaristo da Veiga)

Samuel Cazumbá

0 comentários:

Postar um comentário

LEIA AGORA NO VICENCIANET.
Todo mundo gosta. Todo o mundo acessa.