quinta-feira, 23 de maio de 2013

SEQUESTRO(?) EM VICÊNCIA (?)

EDITORIAL

QUANTO VALE UMA VIDA? E DUAS?

A BANALIZAÇÃO DA VIDA COLOCADA EM XEQUE. AO BANDIDO NENHUM VALOR, AO CIDADÃO O ESFORÇO DE SALVAGUARDAR O ÚNICO BEM QUE TODOS TEMOS POR IGUAL: A EXISTÊNCIA. 

HOJE EM DIA É-NOS SURRUPIADO O SAGRADO DIREITO CONSTITUCIONAL DE IR E VIR; E NÃO ESTAMOS SEGUROS NEM DENTRO DAS NOSSAS CASAS. "FACADA NA GAFIEIRA", COMO DECLAMA JESSIER QUIRINO, É PAISAGEM DE INTERIOR. ASSIM COMO O É CONFUSÃO, BRIGA ENTRE MARIDO E MULHER (NA QUAL NINGUÉM METE A COLHER!). ESCULHAMBAÇÃO NA PERIFERIA DA CIDADE? PURA ROTINA QUE ANIMA TODA A RUA. E OS BÊBADOS CHATOS DE FINAL DE BAILE? O CÚMULO DA CAIPORICE.

AQUI E ACOLÁ UMA INTERVENÇÃO DA POLÍCIA. UM LADRÃO DE GALINHAS (OU DE TELHADO DE PSF), UM PEQUENO FURTO COMETIDO POR UM MENOR INFRATOR, UM ROUBO PRATICADO POR UM LADRÃO (QUASE) PROFISSIONAL, UM ASSALTO A UMA CASA COMERCIAL (A COISA TÁ ESQUENTANDO!), UMA EXPLOSÃO À ÚNICA AGÊNCIA BANCÁRIA DA CIDADE... A COISA AGORA FICOU SÉRIA. MAS NEM TANTO. AFINAL, ARROMBAMENTO A BANCOS TORNOU-SE MODA E VÁRIAS CIDADES DA REDONDEZA SENTIRAM O DESPRAZER DE VEREM ISTO ACONTECER.

MAS SEQUESTRO?! PEDIDO DE RESGATE? CIDADE TOMADA POR POLICIAIS DE BATALHÕES ESPECIAIS? MEU DEUS! O PROGRESSO CHEGOU! VICÊNCIA, QUE AGORA MAIS DO QUE NUNCA RIMA COM VIOLÊNCIA, JÁ PODE SER COMPARADA COM AS GRANDES METRÓPOLES BRASILEIRAS. QUE TAL RIO DE JANEIRO? MORROS CARIOCAS, BANDIDAGEM, REVÓVER,  DROGAS, ROUBOS, ASSALTOS EM PLENA LUZ DO DIA, LADRÃO, POLÍCIA, cidadão.

SOLUÇÃO? TEM QUE PAGAR PRA NASCER, TEM QUE PAGAR PRA VIVER, TEM QUE PAGAR PRA (NÃO) MORRER. QUANTO? ISSO TUDO? A GENTE DÁ UM DESCONTO. QUARENTA POR CENTO À VISTA OU SE QUISER PARCELAMOS EM DUAS SUAVES PRESTAÇÕES: UMA DURANTE A NEGOCIAÇÃO E OUTRA NO ATO DA ENTREGA.

ALTO! MÃOS AO ALTO! AUTO? AUTOR... AUTORIDADES. QUEM? COMO? QUANDO? ONDE? POR QUÊ? PRA QUÊ? COM QUÊ? O QUÊ? "TODOS ESTÃO SURDOS" (ROBERTO E ERASMO). NÃO SÓ A SURDEZ AUDITIVA, MAS A SURDEZ DOS OLHOS, DA BOCA, DO CORAÇÃO, DA VONTADE DE FAZER. FAZER PELO POVO E PARA O POVO.

O POVO QUER SEGURANÇA.

ENTÃO VAMOS SEGURAR.... E BALANCÊ.... EM SEUS LUGARES...

OLHA A CHUVA (DE BALAS)... PRÁÁÁÁÁÁ...

AS QUADRILHAS ESTÃO SOLTAS... E VIVA SÃO JOÃO...

Samuel Cazumbá


0 comentários:

Postar um comentário

LEIA AGORA NO VICENCIANET.
Todo mundo gosta. Todo o mundo acessa.