domingo, 10 de março de 2013

CAZUMBÁS SÃO TEMA DE ESTUDO NA UFPE

PROFESSOR/DOUTOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO ESTEVE EM VICÊNCIA EM BUSCA DE INFORMAÇÕES DOS INTEGRANTES DA FAMÍLIA CAZUMBÁ.

O HISTORIADOR JOSÉ BENTO ROSA DA SILVA, ESPECIALISTA EM HISTÓRIA E CULTURA DA ÁFRICA E AFRO-BRASILEIRA, ESTEVE EM VICÊNCIA NA MANHÃ DESTE SÁBADO (09) PARA ENTREVISTAR MEMBROS DA FAMÍLIA CAZUMBÁ. O PROFESSOR CONVERSOU DURANTE MAIS DE UMA HORA COM O EDITOR DO BLOG.

BENTO, QUE É CATARINENSE E ESTÁ HÁ QUATRO ANOS EM PERNAMBUCO JÁ IDENTIFICOU VÁRIAS SEMELHANÇAS NOS RELATOS PESQUISADOS. SEGUNDO ELE O NOME CAZUMBÁ É DE ORIGEM AFRICANA E TRAZ UMA REFERÊNCIA DE FORTALEZA. "HÁ REGISTROS DE VÁRIAS FAMÍLIAS COM ESTE SOBRENOME NO RECÔNCAVO BAIANO E EM MATO GROSSO. SEUS INTEGRANTES SEMPRE FORAM LIGADOS À AGRICULTURA E ERAM RESPEITADOS EM SUAS COMUNIDADES DEVIDO A FORTE INFLUÊNCIA EXERCIDA", INFORMOU.

DENTRE AS COINCIDÊNCIAS ENCONTRADAS POR ELE O FATO DE SEMPRE EXISTIR UMA CASA, NA QUAL OS FAMILIARES SE REUNIAM PARA CONTAR HISTÓRIAS OU REALIZAREM CERIMÔNIAS RELIGIOSAS.

DURANTE A VISITA, O PROFESSOR BENTO PODE VISITAR A CASA DO PATRIARCA DA FAMÍLIA CAZUMBÁ EM VICÊNCIA, JOSÉ ERNESTO CAZUMBÁ, NA RUA CONSELHEIRO JOÃO ALFREDO E O ENGENHO VICENCINHA, ONDE ELE A FAMÍLIA MOROU DURANTE MUITOS ANOS.

O PROFESSOR ESTÁ JUNTANDO MAIS INFORMAÇÕES PARA POSTERIOR PUBLICAÇÃO DO ARTIGO.

0 comentários:

Postar um comentário

LEIA AGORA NO VICENCIANET.
Todo mundo gosta. Todo o mundo acessa.