terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

SAÚDE (OU A FALTA DELA) É TEMA DE REUNIÃO

TODOS OS VEREADORES QUE USARAM A TRIBUNA CRITICARAM A ATUAL SITUAÇÃO DA SAÚDE NO MUNICÍPIO DE VICÊNCIA

A REUNIÃO ORDINÁRIA DESTA TERÇA-FEIRA NA CÂMARA MUNICIPAL DE VICÊNCIA PARECE TER TIDO UM TEMA COMBINADO ANTERIORMENTE: A ATUAL SITUAÇÃO DA SAÚDE NA CIDADE E NOS DISTRITOS. PRATICAMENTE TODOS OS PARLAMENTARES QUE DISCURSARAM FALARAM DA GREVE.

FORA ISTO FICOU COMBINADO ENTRE OS "CAROS COLEGAS" QUE, SALVO REUNIÃO SOLENE, AS ASSEMBLEIAS TERÃO DURAÇÃO DE TRÊS HORAS. TAMBÉM FORAM ESCOLHIDAS AS COMISSÕES PARA O PERÍODO, A SABER:

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E REDAÇÃO: IRMÃO CAROCA (PRESIDENTE), ANTÔNIO SIRI (SECRETÁRIO) E IRMÃO FRANCISCO (MEMBRO)

COMISSÃO DE FINANÇAS E ORÇAMENTO: ROMEU DO POVO (PRESIDENTE), SANDOVAL (SECRETÁRIO) E JOSENILDO AMORIM (MEMBRO).

COMISSÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS, EDUCAÇÃO, SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL: AUGUSTO DA RÁDIO (PRESIDENTE), JOÃO MILANEZ (SECRETÁRIO) E JÂNIO BATISTA (MEMBRO).

FORAM APRESENTADOS OS SEGUINTE REQUERIMENTOS:

01- SOLICITANDO DUAS AMBULÂNCIAS PARA O MUNICÍPIO. A AUTORIA FOI DO VEREADOR IRMÃO FRANCISCO (PTB).
02- APELO AO SETOR DE TRIBUTAÇÃO DA PREFEITURA PARA QUE O MESMO INFORME A ENTRADA DOS VALORES PARA MURUPÉ. AUTOR: VEREADOR TOTA (PCdoB).
03- SOLICITAÇÃO DE PAGAMENTO DO SALÁRIO MÍNIMO AOS FUNCIONÁRIOS QUE AINDA NÃO RECEBEM. AUTOR: ROMEU DO POVO (PT).
04- APELO AO PRESIDENTE DA CASA PARA QUE SE FAÇA UMA REFORMULAÇÃO NA LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO E NO REGIMENTO INTERNO DA CÂMARA. AUTOR: VEREADOR ROMEU DO POVO (PT).
05- CONSTRUÇÃO DE QUEBRA-MOLAS NA RUA ALBERTO DE ALBERTINS. AUTOR: AUGUSTO DA RÁDIO (PPS).
06- CONSTRUÇÃO DE DUAS ESCOLAS NA VILA MURUPÉ. AUTOR: IRMÃO CAROCA (PSB).
07- PEDIDO DE CALÇAMENTO NA RUAS DOIS IRMÃOS EM TRIGUEIROS. AUTOR: JOÃO MILANEZ (PDT).

DIRETO DA TRIBUNA:

AUGUSTO DA RÁDIO PPS): FALOU SOBRE A FALTA DE SEGURANÇA NO MUNICÍPIO. DISSE QUE HÁ POUCOS POLICIAIS E QUE A POPULAÇÃO ESTÁ RECLAMANDO MUITO. AINDA CITOU A ATUAL SITUAÇÃO DO DESEMPREGO NA CIDADE. SEGUNDO ELE, COM A PARALISAÇÃO DA MOAGEM DA USINA LARANJEIRAS VÁRIAS PESSOAS FICARÃO EM TER O QUE FAZER. APELOU PARA QUE SEJA AGILIZADA A VINDA, O MAIS DEPRESSA POSSÍVEL, DO PROGRAMA CHAPÉU-DE-PALHA DO GOVERNO DO ESTADO.

ROMEU DO POVO (PT): BASEOU O DISCURSO EM DUAS ETAPAS. A PRIMEIRA FOI PARA INFORMAR QUE A REUNIÃO DOS FUNCIONÁRIOS DA SAÚDE EM GREVE COM O SECRETÁRIO NÃO ACONTECEU PORQUE O COMANDO DE GREVE NÃO APARECEU. "O JURÍDICO DA PREFEITURA TEVE QUE TOMAR OUTRAS PROVIDÊNCIAS", ALERTOU. NA SEGUNDA PARTE, QUE OCUPOU A MAIOR PARTE DO DISCURSO, O PETISTA SOLICITOU QUE SEJAM TOMADAS PROVIDÊNCIAS QUE SEJAM TOMADAS PROVIDÊNCIAS URGENTE A RESPEITO DA MARGINALIDADE QUE, SEGUNDO ELE, ESTÁ PRESENTE EM VÁRIOS PONTOS DA CIDADE. ELE CRITICOU A ATUAÇÃO DOS POLICIAIS CIVIS E DISSE QUE DEVE HAVER UNIÃO DE TODOS PARA QUE SE POSSA RESOLVER O PROBLEMA.

IRMÃO FRANCISCO (PTB): FALOU TAMBÉM UM POUCO SOBRE A FALTA DE SEGURANÇA. DISSE AINDA QUE A REUNIÃO DA SAÚDE FICOU NO EMPATE, POIS, SEGUNDO ELE, O SECRETÁRIO DE SAÚDE TAMBÉM NÃO COMPARECEU AO EVENTO. "OS FUNCIONÁRIOS ESTÃO A PÃO E ÁGUA. MAS O POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE. QUEM PLANTA VENTO, COLHE TEMPESTADE", PONTUOU. O PETEBISTA DENUNCIOU QUE DIVERSOS FUNCIONÁRIOS MUNICIPAIS ESTÃO SEM RECEBER OS SALÁRIOS DE NOVEMBRO E DEZEMBRO. QUASE NO FINAL DO DISCURSO PERGUNTOU AO VEREADOR JOÃO MILANEZ (QUE TRABALHA NO SETOR DE SAÚDE DO MUNICÍPIO) SE O PAGAMENTO DOS SALÁRIOS JÁ FORAM ATUALIZADOS. "O SALÁRIO ESTÁ ATRASADO SIM, COLEGA, MAS ESPERO QUE ELE PAGUE", ADMITIU MILANEZ.

JÂNIO BATISTA (PV): O PARLAMENTAR INFORMOU QUE ESTÁ CURSANDO FACULDADE NA CIDADE DE TIMBAÚBA, JUSTIFICANDO SUA AUSÊNCIA NA PRIMEIRA REUNIÃO. ADMITIU QUE OS DEBATES TÊM TUDO PARA SEREM BASTANTE ACALORADOS NA CASA MÁRIO RAMOS, "MESMO A OPOSIÇÃO SENDO EM MENOR NÚMERO", AFIRMOU. DISSE AINDA QUE, COM CERTEZA, O DEPARTAMENTO JURÍDICO DA PREFEITURA SABERÁ LIDAR COM ESTA GREVE E CONSEGUIRÁ PROVAR NA JUSTIÇA SUA ILEGALIDADE. NO ENTANTO, INFORMOU QUE AQUILO QUE ELE SOLICITAR E NÃO LHE FOR REPASSADO, SERÁ PEDIDO VIA MINISTÉRIO PÚBLICO OU OUTROS ÓRGÃOS COMPETENTES.

TOTA DE MURUPÉ (PCdoB): "EU E O VEREADOR JÂNIO VISITAMOS O QUE SE CHAMA DE POSTO DE SAÚDE LÁ EM MURUPÉ." ASSIM O COMUNISTA INICIOU A FALA. SEGUNDO ELE NÃO HÁ A MÍNIMA CONDIÇÃO DE FUNCIONAMENTO EM DIVERSO SETORES PÚBLICOS DAQUELA COMUNIDADE. DISSE QUE A BARRAGEM ESTÁ EM ESTADO CRÍTICO E QUE COBRARÁ O TÉRMINO DAS OBRAS DA PRAÇA DA LOCALIDADE. DE ACORDO COM ELE JÁ FORAM EMPENHADOS MAIS 90 MIL REAIS ATARVÉS DA FRIMA CONSTRUTORA (APR).

JOSENILDO AMORIM (PTB): O BORRACHENSE DISSE QUE ESTARÁ SEMPRE DISPOSTA A CONTINUAR TRABALHANDO PELA SUA COMUNIDADE. CRITICOU A SITUAÇÃO QUE O MUNICÍPIO SE ENCONTRA E INFORMOU QUE NÃO HÁ VEÍCULOS PARA SE FAZER O TRANSPORTE DE PACIENTES NO POVOADO. "MINHA AMBULÂNCIA ESTÁ NO CONSERTO", INFORMOU. LEMBROU AINDA QUE EXISTEM VÁRIAS OBRAS ELEITORAIS INACABADAS EM BORRACHA.


JOÃO MILANEZ (PDT): O PEDETISTA ESCLARECEU QUE MIGROU PARA O GRUPO DO PREFEITO PORQUE O POVO DA SUA COMUNIDADE (TRIGUEIROS) PEDIU. MAS ADVERTIU QUE ESTARÁ DISPOSTO A AJUDAR O MUNICÍPIO E NÃO O GESTOR. SOLICITOU UM AUMENTO DE 50% NOS RECURSOS DO PSF DA LOCALIDADE. SEGUNDO MILANEZ, HÁ UMA DIFERENCIAÇÃO PARA AS COMUNIDADES QUILOMBOLAS. "NA EDUCAÇÃO JÁ RECEBEMOS ESTE DIFERENCIAL", INFORMOU.

BIDOGA (PMDB): O PRESIDENTE DA CASA TAMBÉM FALOU SOBRE SAÚDE. DISSE QUE TODOS OS VEREADORES DEVEM SE UNIR E BUSCAR SOLUÇÕES PARA O PROBLEMA. "NÃO ADIANTA SÓ FALAR", ADIANTOU. O PEEMEDEBISTA AVISOU QUE SEU PAPEL COMO PRESIDENTE DA CÂMARA SERÁ SEMPRE BUSCANDO O BOM SENSO E O CUMPRIMENTO DO REGIMENTO DA CASA.

APENAS O REQUERIMENTO 001/2013 DO VEREADOR FRANCISCO FOI APROVADO (CARÁTER DE URGÊNCIA). OS DEMAIS FICARAM PARA A PRÓXIMA REUNIÃO. 
E NADA MAIS HAVENDO A TRATAR...

OUÇA A FALA DO SEU VEREADOR NOS LINKS ABAIXO:


0 comentários:

Postar um comentário

LEIA AGORA NO VICENCIANET.
Todo mundo gosta. Todo o mundo acessa.