quinta-feira, 22 de novembro de 2012

OPOSIÇÃO DEVE FAZER PRESIDÊNCIA DA CÂMARA

SÓ DUAS TRAGÉDIAS TIRAM A PRESIDÊNCIA DA CÂMARA DO PTB

A CHAPA PARA CONCORRER A PRESIDÊNCIA DA CÂMARA JÁ ESTÁ FORMADA PELA OPOSIÇÃO. TEORICAMENTE SERIA UMA ELEIÇÃO TRANQUILA JÁ QUE O GRUPO QUE APOIOU O EX-PREFEITO MÁRIO RAMOS FEZ SEIS VEREADORES.
COMO FICA COMPLICADO PARA UM PREFEITO ADMINISTRAR UM MUNICÍPIO SEM A MAIORIA, SÃO FEITOS CONCHAVOS, ACORDOS, TROCA DE FAVORES E OFERECIMENTOS DE VANTAGENS.
AO QUE PARECE NÃO ADIANTOU O ASSÉDIO DO PREFEITO PAULO TADEU A ALGUNS VEREADORES ELEITOS PELA OPOSIÇÃO. AS VANTAGENS OFERECIDAS NÃO FORAM SUFICIENTES PARA MUDAR O PENSAMENTO NEM O VOTO DOS NOVOS PARLAMENTARES.

O BORRACHENSE JOSENILDO AMORIM (PTB) FOI O ESCOLHIDO DO GRUPO PARA ENCABEÇAR A CHAPA E TERÁ O APOIO DIRETO DE CINCO DOS SETE VOTOS (EXCLUINDO-SE O SEU PRÓPRIO VOTO). COM ISSO SAI DE CENA O VEREADOR BIDOGA (PMDB) QUE PASSA A SER CANDIDATO A PRIMEIRO SECRETÁRIO E TOTA DE MURUPÉ (PCdoB) DEVE ASSUMIR A SEGUNDA SECRETARIA.

DIVERSOS FATORES CONTRIBUÍRAM PARA A COMPOSIÇÃO DA CHAPA, DENTRE ELES A RENÚNCIA DO VEREADOR MAIS VOTADO, BIDOGA. O PEEMEDEBISTA DEMONSTROU MAIS UMA VEZ SUA HUMILDADE EM ABDICAR DE UM CARGO EM DETRIMENTO DO GRUPO. BIDOGA SE LANÇOU A PRINCÍPIO CANDIDATO A PREFEITO NAS ÚLTIMAS ELEIÇÕES E ACABOU POR DISPUTAR UMA VAGA NA CÂMARA MUNICIPAL. O PERFIL E A EXPERIÊNCIA ADQUIRIDA EM DOIS MANDATOS O HABILITAVA PARA ASSUMIR O CARGO MAIOR NA CASA MÁRIO RAMOS DE ANDRADE LIMA, MAS ELE RECUOU E CONCORDOU COM O LANÇAMENTO DO NOME DO PETEBISTA JOSENILDO AMORIM. "O QUE FOR PARA MANTER O GRUPO UNIDO EU ESTAREI DISPOSTO A FAZER", PONDEROU. O DEPUTADO GUSTAVO NEGROMONTE PARABENIZOU O VEREADOR BIDOGA PELA DECISÃO TOMADA.

OUTRO FATOR IMPORTANTE FOI A PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS DEPUTADOS ESTADUAIS ANTÔNIO MORAES (PSDB) E JOSÉ HUMBERTO (PTB). OS PARLAMENTARES PARTICIPARAM DIRETAMENTE DAS CONVERSAÇÕES. COM ISSO AMBOS SAEM FORTALECIDOS DO PROCESSO E COM GRANDES CHANCES DE SEREM OS MAIS VOTADOS EM 2014.

A BOLA DA VEZ. NA SEGUNDA TENTATIVA A ELEIÇÃO. O VEREADOR ELEITO JOSÉ AUGUSTO, O AUGUSTO DA RÁDIO (PPS), FOI DETERMINANTE NA PROVÁVEL VITÓRIA OPOSICIONISTA. O NOVEL PARLAMENTAR FOI PROCURADO DIVERSAS VEZES PELO GRUPO DA SITUAÇÃO QUE, SEGUNDO INFORMAÇÕES, LHE OFERECEU DIVERSAS VANTAGENS PARA QUE O MESMO VOTASSE NO CANDIDATO APOIADO PELO GESTOR. AO QUE PARECE, AUGUSTO NÃO CEDEU À PRESSÃO NEM SE DEIXOU LEVAR PELAS VANTAGENS. MESMO QUE A TODO MOMENTO O FUTURO PARLAMENTAR DISSESSE ESTAR COM O GRUPO, SEMPRE HAVIA UMA PONTINHA DE DESCONFIANÇA PAIRANDO NO AR. A ESTRATÉGIA DEU CERTO. "PODE DIVULGAR, SOLTAR FOGOS E FAZER A FESTA", ADIANTOU AUGUSTO À NOSSA REPORTAGEM. MUITOS ELEITORES DO REPRESENTANTE DA CHÃ DO FOGO APOIARAM A DECISÃO.

FRANCISCO. APESAR DE TER SIDO ELEITO PELA COLIGAÇÃO DE OPOSIÇÃO O ANGELICANO AVISOU QUE SERIA MUITO DIFÍCIL VOTAR NO VEREADOR BIDOGA COMO CANDIDATO A PRESIDENTE. AGORA COM A MUDANÇA PARA UM COMPANHEIRO DE PARTIDO O IRMÃO FICA MEIO QUE "ENCURRALADO". COM SEIS MANDATOS CONSECUTIVOS, FRANCISCO SEMPRE ESTEVE AO LADO DE QUEM ESTIVESSE NO PODER. ELE TEM TRÂNSITO LIVRE DENTRO DO GOVERNO PAULO TADEU E CONSEGUE AGRADAR (E DESAGRADAR) GREGOS E TROIANOS. É UMA RAPOSA VELHA DA POLÍTICA E TODOS QUEREM O SEU APOIO NO FINAL DAS CONTAS. O VEREADOR DEVE SER CHAMADO PELA CÚPULA PETEBISTA ESTADUAL QUE INCLUI O EX-SENADOR ARAMANDO MONTEIRO FILHO. FRANCISCO TAMBÉM TEM UM BOM RELACIONAMENTO COM O COLEGA JOSENILDO AMORIM E PODE ATÉ AUMENTAR A QUANTIDADE DE VOTOS DO CORRELIGIONÁRIO.

NÃO SAI. COM A CONFIRMAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA PARA A OPOSIÇÃO EM 1º DE JANEIRO, O EX-PREFEITO MÁRIO RAMOS VOLTA À CENA POLÍTICA DA CIDADE. O PESEDISTA TEM CONFIDENCIADO QUE NÃO DISPUTARÁ MAIS O CARGO MAJORITÁRIO, MAS É INEGÁVEL QUE QUALQUER UM QUERERÁ O SEU APOIO EM QUALQUER ELEIÇÃO. AO QUE TUDO INDICA ELE APOIARÁ O DEPUTADO JOSÉ HUMBERTO NAS ESTADUAIS EM 2014.

ARTICULADOR E CONSELHEIRO. UMA SEMANA APÓS TER PERDIDO AS ELEIÇÕES O VEREADOR MOISÉIS DIONÍSIO (PTB) ENTROU EM CAMPO. O PETEBISTA FOI O GRANDE MENTOR PARA QUE ESSA PROVÁVEL VITÓRIA ACONTECESSE. CONVERSAS, ARTICULAÇÕES, VIAGENS, CONTATOS, AFLIÇÃO E SENTIMENTO DE ALÍVIO. TUDO ISSO FOI VIVIDO PELO PARLAMENTAR, QUE DEDICOU TODO O SEU TEMPO LIVRE ÀS ARTICULAÇÕES PARA PODER OBTER ÊXITO. A CAPACIDADE DE CONVERSAÇÃO, A LINHA ÉTICA E A CAPACIDADE ORGANIZACIONAL CAPACITARAM O VEREADOR A CONDUZIR O PROCESSO E CONSEGUIR ÊXITO. MOISÉIS DEVE CONTINUAR COMO UMA ESPÉCIE DE CONSELHEIRO DO GRUPO JÁ QUE SE FORTALECEU E GANHOU DESTAQUE NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS, MESMO TENDO SAÍDO DERROTADO. ELE AINDA CONSEGUIU SUPERAR UMA CERTA ANTIPATIA DE ALGUNS SETORES DO PRÓPRIO GRUPO E, MESMO SEM MANDATO, CONTINUARÁ, SEGUNDO ELE, FIRME E FORTE NA POLÍTICA.

APOIO. O VEREADOR JÂNIO BATISTA (PV) DESDE A CAMPANHA QUE ESTÁ ENGAJADO NO PROCESSO DE SUCESSÃO DA CÂMARA. MESMO TENDO SIDO ELEITO POR UMA COLIGAÇÃO QUE COMPUNHA A BASE DO PREFEITO PAULO TADEU, O VERDE SEMPRE FOI PRETERIDO PELO GRUPO. TIDO COMO SURPRESA PARA OS PRÓPRIOS COMPANHEIROS DE CHAPA, JÂNIO ACOMPANHARÁ A OPOSIÇÃO VOTANDO EM JOSENILDO AMORIM.
ENQUANTO ISSO... DO OUTRO LADO AINDA DEVE HAVER APELO POR PARTE DO PREFEITO. SERÁ MEIO COMPLICADO A ACEITAÇÃO NATURAL POR PARTE DO DOUTOR PAULO E DO VEREADOR ROMEU DO POVO (PT), PROVÁVEL ADVERSÁRIO DE JOSENILDO NA DISPUTA. HAVIA A EXPECTATIVA QUE O CANDIDATO FOSSE BIDOGA, E O PRÓPRIO PREFEITO AFIRMOU EM ENTREVISTA À RÁDIO NAZA FM QUE ESTAVA TRANQUILO NO TOCANTE À PRESIDÊNCIA DA CÂMARA. O GESTOR AFIRMOU QUE JÁ CONTAVA COM A MAIORIA NO LEGISLATIVO.
BOM, PARA ALGUMAS VOTAÇÕES ISSO PODE ATÉ ACONTECER, MAS NO QUE TANGE À PRESIDÊNCIA DA CÂMARA... PRÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁA´...


0 comentários:

Postar um comentário

LEIA AGORA NO VICENCIANET.
Todo mundo gosta. Todo o mundo acessa.