quarta-feira, 9 de novembro de 2011

PREFEITO MOSTRA QUEM É QUE MANDA NA CIDADE

NÃO PRECISAVA SER NENHUM PROFETA OU ADVINHO, NEM TAMPOUCO QUERER FAZER MÉDIA COM A VOTAÇÃO DO "PROJETO DA CORES" DO MUNICÍPIO. TODO MUNDO SABIA QUE O VETO DO PREFEITO PAULO TADEU SERIA APROVADO PELA MAIORIA DOS VEREADORES DO MUNICÍPIO. ALIÁS, QUALQUER PROJETO ADVINDO DO PODER EXECUTIVO SERÁ APROVADO PELOS LEGISLADORES, TENDO EM VISTA QUE O GESTOR TEM EM MÃOS NADA MAIS QUE SETE, DOS NOVE VOTOS, GARANTIDOS. QUALQUER GESTOR PÚBLICO SABE QUE É IMPOSSÍVEL ADMINISTRAR UMA CIDADE, UM ESTADO OU UMA NAÇÃO SEM O APOIO DAS CÂMARAS, ASSEMBLEIAS E CONGRESSO, RESPECTIVAMENTE. TEM HORA QUE OS "EXPERTS" EM ARTICULAÇÕES ENTRAM EM AÇÃO E ATRAVÉS DE UMA POLÍTICA DO TOMA-LÁ-DÁ-CÁ SE CONSEGUE ANGARIAR QUEM ERA CONTRA, QUE PASSA A SER A FAVOR.
DURANTE TODA A SEMANA CRIOU-SE A UTOPIA QUE OS PARLAMENTARES GOVERNISTAS VICENCIANOS MANTIVESSEM O VOTO DE APOIO AO PROJETO DE LEI OO4/2011, APRESENTADO PELO VEREADOR JÂNIO BATISTA (PV), QUE DISCIPLINA AS CORES DO MUNICÍPIO EM AZUL E BRANCA, IGUAIS ÀS DA BANDEIRA. OS SITUACIONISTAS, POR UM LAPSO DE MEMÓRIA, NÃO PRESTARAM ATENÇÃO OU NÃO SE LIGARAM NA HORA DA VOTAÇÃO DO REFERIDO PROJETO. ERA SÓ SE LEMBRAR QUE NO INÍCIO DA GESTÃO, OS MESMOS VEREADORES (EXCLUÍNDO-SE IRMÃO CAROCA, QUE SE ABSTEVE), APROVARAM O PROJETO DO EXECUTIVO QUE DETERMINAVA QUE QUALQUER GESTOR ESTARIA LIVRE PARA PINTAR OS PRÉDIOS PÚBLICOS DA COR QUE BEM QUISESSE E ENTENDESSE. SE TIVESEM PRESTADO O MÍNIMO DE ATENÇÃO TERIAM VOTADO CONTRA EM UM PRIMEIRO MOMENTO. O FATO É QUE VOTARAM CONTRA O PREFEITO E DEVEM TER RECEBIDO UM SENHOR PUXÃO DE ORELHAS.
FOI NECESSÁRIO O PREFEITO ACIONAR SEU DEPARTAMENTO JURÍDICO, QUE REDIGIU UM DOCUMENTO MUITO BEM PALAVREADO, GASTANDO PAPEL, TINTA DE IMPRESSORA E O TÃO PRECIOSO TEMPO DOS FUNCIONÁRIOS, PARA TENTAR CONSERTAR O ERRO DOS PARLAMENTARES. A CELEUMA FOI PARAR NA RÁDIO E EM ALGUNS SITES DO MUNICÍPIO, QUE FIZERAM ATÉ CAMPANHA APELANDO AO BOM SENSO (?) DOS VEREADORES NA HORA DA VOTAÇÃO. NÃO DEU. FAVAS CONTADAS. JOGO DE CARTAS MARCADAS. UM JOGO QUE ANTES DE COMEÇAR JÁ SE SABIA O RESULTADO: 6 VOTOS A FAVOR DO VETO E DOIS CONTRA. (O PRESIDENTE DA CASA, O VEREADOR ANDRÉ CESÁRIO ENCONTRA-SE LICENCIADO DO CARGO POR MOTIVO DE DOENÇA).


EXCLUSIVO

PARA QUEM NÃO ACOMPANHOU A REUNIÃO PELA RÁDIO VICÊNCIA FM, O VICENCIANET TRAZ UM RESUMO DOS DISCURSOS DOS PARLAMENTARES QUE USARAM A TRIBUNA NA CASA MÁRIO RAMOS DE ANDRADE LIMA:

JÂNIO BATISTA (PV): "O GOVERNO MAIS CORRUPTO DE TODOS OS TEMPOS." SE UMA PESSOA DE OUTRA CIDADE OUVIR O DISCURSO DO PREFEITO PAULO TADEU (PSB) E DO VEREADOR JÂNIO, CERTAMENTE ENTRARÁ EM PARAFUSO. ENQUANTO O PRIMEIRO AFIRMA QUE SEU GOVERNO É O MAIS HONESTO DO UNIVERSO, NO QUAL NÃO HOUVE, NÃO HÁ  E NUNCA HAVERÁ O MÍNIMO VESTÍGIO DE CORRUPÇÃO, NEPOTISMO OU DESONESTIDADE; O SEGUNDO É CATEGÓRICO EM AFIRMAR QUE A ATUAL GESTÃO É A MAIS CORRUPTA DE TODOS OS TEMPOS. O VERDE DESABAFOU: "ESTAMOS COMPACTUANDO COM UM DOS GOVERNOS MAIS CORRUPTOS DE TODOS OS TEMPOS". A REFERÊNCIA FOI EM VIRTUDE DA DESMORALIZAÇÃO IMPOSTA PELO GESTOR À CÂMARA MUNICIPAL COM A PERSUASSÃO PESEBISTA SOBRE OS VEREADORES DE SITUAÇÃO. O PARLAMENTAR AINDA ENFATIZOU QUE O FATO DE O PROJETO TRAZER DESPEZAS PARA O MUNICÍPIO NÃO O CONVENCE E QUE ELE PODERIA CITAR 40 ÍTENS NOS QUAIS O DINHEIRO PÚBLICO PODERIA SER ECONOMIZADO. "DEPOIS DESSE VETO DE HOJE, DEVERÍAMOS ENTREGAR A CHAVE DA CASA NO GABINETE DO PREFEITO", ACRESCENTOU.
JÂNIO AINDA LEMBROU QUE A HORA É DE SE APROVEITAR O PERÍODO DA ESTIAGEM PARA SE EFETUAR MELHORIAS NAS COMUNIDADES CASTIGADAS PELAS ÚLTIMAS ENCHENTES. ELE TAMBÉM SALIENTOU QUE O LIXO CONTINUA A TOMAR CONTA DE ALGUMAS COMUNIDADES.

CAROCA: TODO MUNDO PODE MUDAR. O VEREADOR CAROCA (PSB) BASEOU O DISCURSO NA QUESTÃO DO VETO DO PREFEITO AO PROJETO DAS CORES. O MURUPEENSE DISSE QUE ATÉ OS MAGISTRADOS VOLTAM ATRÁS EM SUAS DECISÕES E QUE NÃO VIA PROBLEMA ALGUM EM MUDAR SEU VOTO. "NÃO UM VOTO CONTRA UM PROJETO QUE FARÁ COM O POVO NÃO VOTE EM UM VEREADOR", ARGUMENTOU.

FRANCISCO: PAU PRA TODA OBRA (LITERALMENTE) USOU PELO MENOS 25 DOS 32 MINUTOS DO DISCURSO PARA REAFIRMAR QUE FOI O RESPONSÁVEL PELA CONSTRUÇÃO DE UMA CALÇADA NO CEMITÉRIO DE ANGÉLICAS. O PETEBISTA DISSE TER COLOCADO, LITERALMENTE, A MÃO NA MASSA E, COM A AJUDA DA PREFEITURA, QUE CEDEU O MATERIAL, CONSTRUIU A OBRA NO CAMPO SANTO. O REPRESENTANTE DO POVO ANGELICANO AINDA APRESENTOU REQUERIMENTOS SOLICITANDO MELHORIAS NO SISTEMA DE ESGOTO E PAVIMENTAÇÃO NO POVOADO TURIASSU.

MOISÉS: CONTRADIÇÃO. O VEREADOR MOISÉS DIONÍSIO (PTB) FOI ENFÁTICO EM AFIRMAR QUE VOTARIA A FAVOR DO VETO DO PREFEITO PAULO TADEU AO PROJETO DAS CORES. PARA O PARLAMENTAR O PROJETO GERARIA DESPESAS DESNECESSÁRIAS AO MUNICÍPIO: "ALÉM DA COMPRA DOS MATERIAS AINDA TEM A QUESTÃO DO PLANEJAMENTO DA PINTURA" ADVERTIU. O PETEBISTA AFIRMOU QUE ESSE NEGÓCIO DE CADA GESTOR PINTAR OS PRÉDIOS PÚBLICOS DA COR QUE BEM QUISER E ENTENDER TEM QUE ACABAR.


ROMEU: AFAGOS À EDUCAÇÃO. O PETISTA INICIOU A FALA RASGANDO ELOGIOS À SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PELA NOTÍCIA VEICULADA EM UM OFÍCIO ENVIADO À CÂMARA, NO QUAL SE LIA A CLASSIFICAÇÃO DA CIDADE VICÊNCIA ENTRE AS 20 MELHORES DO PAÍS, NA TERCEIRA EDIÇÃO DO PRÊMIO INOVAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL, PROMOVIDO PELO INEP (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O RESULTADO FINAL SAIU NO DIA 1º DE NOVEMBRO E VICÊNCIA FICOU NO 20º LUGAR DENTRE AS 20 EXPERIÊNCIAS SELECIONADAS.
FALANDO SOBRE A QUSTÃO DAS CORES O PARLAMENTAR FEZ QUESTÃO DE INFORMAR QUE O PRÓPRIO PREFEITO, NA ÉPOCA EM QUE FOI VEREADOR (1997) AJUDOU A APROVAR UM PROJETO DE LEI QUE DETERMINAVA QUE AS CORES DOS PRÉDIOS PÚBLICOS FOSSEM SEMELHANTES ÀS DA BANDEIRA. NO FINAL DO DISCURSO CITOU O VEREADOR CAROCA, LEMBRANDO DIVERSOS FATOS ACONTECIDOS COM O EX-PEEMEDEBISTA E AGORA SOCIALISTA, NO TOCANTE A ADMINISTRAÇÃO PAULO TADEU. TEVE INÍCIO ENTÃO UMA FORTE DISCUSSÃO ENTRE AMBOS, QUE PRECISOU DA INTERVENÇÃO DA TURMA DO "DEIXA-DISSO", LIDERADA PELO VEREADOR FRANCISCO. O CLIMA FICOU MUITO TENSO E APÓS MUITO BATE-BOCA FOI CONCEDIDO O APARTE AO MURUPEENSE QUE SE DEFENDEU DAS ACUSAÇÕES DO PETISTA.


EU JÁ SABIA: QUE O PLACAR DA VOTAÇÃO DO PROJETO DAS CORES SERIA 6 X 2. INFELIZMENTE A ARROGÂNCIA, A PREPOTÊNCIA, O DESPREPARO E A INSENSATEZ DO PREFEITO VENCEU A LÓGICA. E PIOR AINDA: A SITUAÇÃO NUNCA IRÁ MUDAR, POIS PARA ISSO PRECISARÍAMOS TER NA CÂMARA OS SEGUINTES VEREADORES:
JÂNIO BATISTA, DJALMA LOPES, SAMUEL CAZUMBÁ, MARIA JOSÉ (TURIASSU)*, CARLOS WILSON**, EVERALDO MACHADO, GUILHERMINHO NUNES, JAIRO MELO E JOSUEL DA CERSIL.
SE QUALQUER UM DESSES AÍ SE VENDESSE OU DOBRASSE OS JOELHOS PARA QUALQUER GESTOR... PODE APRESENTAR UM PROJETO PARA VICÊNCIA VOLTAR A SER DISTRITO DE NAZARÉ OU CARPINA (SE JÁ NÃO FOR!).


* Acho que as mulheres vicencianas estão pouco preocupadas com a situação do município. Salvo raríssimas excessões. A presença feminina na galeria da Casa Mário Ramos é pífia e o resultado é a falta de uma representante do sexo forte na Câmara. Talvez o ditado esteja certo: "Mulher não vota em mulher." Que isto sirva de incentivo às guerreiras vicencianas.


** Ainda acredito em você, garoto!


Nota do redator: As pessoas citadas são aquelas metidas a entendidas das questões políticas do município. Óbvio que temos mais 8 pessoas que também se interessam pelos problemas da cidade e não só consigo mesmas: Três, por uma questão financeira (e estão certíssimas) migraram para o lado do poder; das cinco restantes, duas moram no Recife e três em São Paulo.


0 comentários:

Postar um comentário

LEIA AGORA NO VICENCIANET.
Todo mundo gosta. Todo o mundo acessa.