quarta-feira, 5 de outubro de 2011

"PROFESSOR DERROTADO"

A PARÁFRASE DO JC DO DIA 25 DE MARÇO DE 2010 REPETE-SE EM VICÊNCIA. A BANDEIRA A MEIO PAU TAMBÉM SERVE DE LUTO PELA LUTA PERDIDA, PELO MENOS NO MOMENTO. UMA DECISÃO JUDICIAL, QUE NÃO SE QUESTIONA, APENAS SE CUMPRE, ABAFOU O MOVIMENTO GREVISTA DOS EDUCADORES MUNICIPAIS. MESMO SABENDO DAS CONSEQUÊNCIAS POLÍTICAS (O FATO PODE LHE CUSTAR A REELEIÇÃO), O PREFEITO PAULO TADEU (PSB) FOI À JUSTIÇA SEM DÓ NEM PIEDADE E CONSEGUIU, ATRAVÉS DO SEU DEPARTAMENTO JURÍDICO, CONVENCER O PODER JUDICIÁRIO DA INOPORTUNIDADE DO MOVIMENTO PAREDISTA. ATRAVÉS DE NOTA, A DRª ISABELLE MOITINHO, JUIZA DE DIREITO DA COMARCA DE VICÊNCIA, DETERMINOU A VOLTA IMEDIATA DA CATEGORIA AO ETERNO LABOR, SOB PENA DE O SINDICATO ARCAR COM A BAGATELA DE 10 MIL REAIS DIÁRIOS DE MULTA.
MESMO ASSIM, OS MESTRES SAÍRAM EM PASSEATA DESDE O GINÁSIO DE ESPORTES, PASSARAM PELA CÂMARA MUNICIPAL, PARARAM EM FRENTE À PREFEITURA, PARARAM O TRÂNSITO E TERMINARAM O SUPLÍCIO EM FRENTE À SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.
VOLTAM AO TRABALHO DE MÃOS ABANANDO E AINDA TENDO DE ENGOLIR PIADAS DO GESTOR E SEUS ALGOZES. DE ACORDO COM A CETEGORIA "A LUTA CONTINUA", MAS AGORA COM A CABEÇA BAIXA, VENDO CADA VEZ MAIS ESVAIREM-SE AS POUCAS FORÇAS QUE RESTAM. SIM, HAVIA POUCA GENTE NA RUA. OS QUE OUTRORA BRADAVAM ATÉ ENROUQUECEREM PELOS DIREITOS SEUS E DOS COMPANHEIROS DE LUTA, EMUDECERAM ESTRATEGICAMENTE LAÇADOS PELOS DONOS DO PODER.
MAS NADA ESTÁ PERDIDO. UM ALENTO E UMA LIÇÃO BROTAM DESTA PARALIZAÇÃO.
O ALENTO É O APOIO ADVINDO DOS ALUNOS DA ESCOLA PADRE GUEDES. OS ESTUDANTES APLAUDIRAM CALOROSAMENTE A PASSAGEM DOS MESTRES. O EGO SUPERABUNDOU. TODOS ENCHERAM-SE DE ORGULHO PELO RECONHECIMENTO DAQUELES QUE DEPENDEM DOS ENSINAMENTOS DOS PROFESSORES PARA DESVENDAREM OS MISTÉRIOS DA VIDA E DO CONHECIMENTO. ENQUANTO OS PODERES PÚBLICOS HUMILHAVAM E SUFOCAVAM OS PROFESSORES, O POVO APOIAVA E APLAUDIA PELAS RUAS.
A LIÇÃO FICA A CARGO DO GESTOR MAIOR. FOI UMA ATITUDE BASTANTE CORAJOSA IR À JUSTIÇA CONTRA O MOVIMENTO. JÁ ERA VISÍVEL O DESCONTENTAMENTO DE MUITOS EDUCADORES QUE AJUDARAM  O ATUAL PREFEITO A OCUPAR O CARGO. AGORA, MUITOS SE DECLARAM PRONTOS PARA FAZEREM CAMPANHA CONTRA NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES.
O CIRCO ESTÁ ARMADO.
OS PALHAÇOS, TRAVESTIDOS DE ROSA E AMARELO, PARADOXALMENTE RIEM DA SITUAÇÃO, ENQUANTO QUE DA ARQUIBANCADA, OS POBRES PLEBEUS ASSISTEM ESTUPEFATOS A MUDANÇA DE DISCURSO DOS ABUTRES DO PODER.
APERREIRA 40!

0 comentários:

Postar um comentário

LEIA AGORA NO VICENCIANET.
Todo mundo gosta. Todo o mundo acessa.