sexta-feira, 9 de setembro de 2011

DESFILE 2011

COISAS QUE VOCÊ SÓ VÊ EM VICÊNCIA

O PELOTÃO DE FRENTE QUE ABRIU O DESFILE CÍVICO ESTUDANTIL DO MUNICÍPIO DE VICÊNCIA TEVE COMO ESTRELAS PRINCIPAIS FIATS, ÔNIBUS E KOMBES. O TEMA ABRE ALAS FOI PREFEITURAMUNICIPAL (Tudo pegado) NOVA FROTA DE VEÍCULOS. FOI A PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA QUE AUTOMÓVEIS DESFILARAM SEM SENTIDO ALGUM. BOM, ALGUÉM TIRE A DÚVIDA: OS VEÍCULOS ENTRAM NA PARTE DA CULTURA OU DA ARTE DA TEMÁTICA PROPOSTA PARA O DESFILE DESTE ANO? COMENTÁRIO DE UMA SENHORA QUE ESTAVA PERTO DE MIM NA PRAÇA JOAQUIM NABUCO: "PRA QUE ESSES CARROS ESTÃO DESFILANDO?"

O GRUPO (DE PESSOAS) QUE ABRIU O DESFILE DE VICÊNCIA FOI IMPORTADO DA CIDADE DE OLINDA. TALVEZ OS OLINDENSES FOSSEM MAIS BONITINHOS. PARECE QUE AGRADARAM. NÃO VI A APRESENTAÇÃO EM FRENTE AO PALANQUE OFICIAL. PALANQUE QUE, DIGA-SE DE PASSAGEM ESTAVA MOVIMENTADO. IMAGINE SE VOCÊ PEGAR FOTOS DOS PALANQUES DE DESFILE DESDE A GESTÃO DE LULA MARANHÃO. TEM GENTE QUE ESTÁ EM TODAS AS FOTOS ATÉ OS DIAS ATUAIS. E JÁ HÁ UMA NOVA GERAÇÃO DE APROVEITADORES. É SÓ OLHAR AS FOTOS DOS PALANQUES DOS DESFILES DAS ÚLTIMAS TRÊS GESTÕES: ESTAVAM AO LADO DE EVA, ESTAVAM AO LADO DE ZEZINHO TININ, ESTÃO HOJE COM PAULO TADEU E AMANHÃ COM QUEM GANHAR. SÃO OS INTELIGENTES!

PÉSSIMO EXEMPLO: ENQUANTO OS DETRANS SE ESGUELAM DE FALAR NO USO OBRIGATÓRIO DO CAPACETE, OS DOIS MOTOCICLISTAS BATEDORES DA FROTA DA PREFEITURA NÃO USAVAM O ACESSÓRIO. NADA JUSTIFICA O NÃO USO DO EQUIPAMENTO. COM CERTEZA ABSOLUTA NÃO FOI ESQUECIMENTO. É QUE ESSA GESTÃO GOSTA DE FAZER AS COISAS DIFERENTES. A SORTE É QUE, MESMO COM TENTO POLICIAL NA RUA, NÃO TINHA NENHUM DO TRÂNSITO. SERÁ QUE IRIAM MULTAR?

NO FRIGIR DOS OVOS DEVE TER DADO TUDO CERTO. ENTRE MORTOS E FERIDOS SALVARAM-SE TODOS. O POVO FOI PARA A RUA VER A BANDA PASSAR. PAIS ORGULHOSOS MANDAVAM TIRAR FOTOGRAFIAS DOS SEUS FILHOS DEVIDAMENTE FANTASIADOS PARA O EVENTO. UM AR DE NOSTALGIA SEMPRE FICA NO AR. NÃO COM AQUELA POMPA DE OUTRORA QUANDO NÓS, ESTUDANTES, ÉRAMOS OBRIGADOS A MARCHAR, MAS MARCHAR MESMO; COM DIREITO A ENSAIO GERAL NA VÉSPERA DO DESFILE E GRITO DE PROFESSOR POR NÃO SEGUIR O COMPASSO DO "EU FUI PRA MATA BUSCAR CAFÉ, CHEGUEI NA MATA ENCONTREI CAFÉ, CAFÉ, CAFÉ!"
AS BANDAS, DENOMINADAS DE MARCIAIS, TOCAVAM OS DOBRADOS, UNS MAIS BONITOS DO QUE OS OUTROS E AS RUAS SE ENCHIAM DE MATUTOS (TODOS SOMOS) QUE DESDE AS PRIMEIRAS HORAS DA TARDE SE AGLOMERAVAM NA PRAÇA JOAQUIM NABUCO E NA PRAÇA DA BANDEIRA PARA VER OS ESTUDANTES DESFILANDO DE FARDA EM SUA MAIORIA.
HAVIA UMA DISPUTA SADIA ENTRE AS ESCOLAS MAIS TRADICIONAIS DA CIDADE: O GRUPO PÉ-DE-BARREIRA-LADRÃO-DE-MACAXEIRA-PEGA-O-PINTO-NA-CARREIRA-PRA-COMER-NA-SEXTA-FEIRA E O JUVENATO-PÉ-PATO-VAI-PRA-MISSA-SEM-SAPATO. TODO O ANO TINHA A BESTEIRA DE SABER QUEM GANHOU O DESFILE!
A CULTURA LOCAL ERA EXPLORADA PRA VALER. O CICLO DA CANA-DE-AÇÚCAR, OS ENGENHOS, A ESCRAVIDÃO, OS PERSONAGENS QUE FIZERAM HISTÓRIA.
A VOZ INSUBSTITUÍVEL DE RENÊ LUNA ANUNCIANDO A PASSAGEM DOS PELOTÕES. E A GENTE LÁ: OS MENINOS DE CALÇÃO CURTO E CAMISA DE TECIDO BRANCA COM O BOLSO DA ESCOLA PINTADO QUE NOSSOS PAIS (OS QUE PODIAM)JUNTAVAM OS CRUZEIROS PRA COMPRAR. AS MENINAS DE SAIAS AZUL-MARINHO PINÇADAS E A BLUSA IMPECAVELMENTE BRANCA E BEM ENGOMADA. AS MAIS AQUINHONHADAS SAIAM DE BALIZA OU ERAM COLOCADAS COMO DESTAQUE NO PELOTÃO. QUE PODIA E ERA BRANCA SAÍA DE PRINCESA, QUEM NÃO PODIA E ERA NEGRA TINHA DE SER ESCRAVA.
ALÉM DO HINO NACIONAL (CANTADO TODOS OS DIAS NA ESCOLA JUNTO AO HASTEAMENTO DA BANDEIRA)APRENDÍAMOS OS HINOS DA INDEPENDÊNCIA, DA BANDEIRA E DO SOLDADO. AINDA VINHA UMA ORDEM DE BRASÍLIA PARA ENSINAR MÚSICAS TEMÁTICAS IMPOSTAS PELO REGIME MILITAR, MAS QUE EXALTAVAM A PÁTRIA. QUEM NÃO SE LEMBRA DE "O BRASIL É FEITO POR NÓS?" COMPRÁVAMOS BANDEIRINHAS DO BRASIL EM SEU PEDROSINHA E ENFEITÁVAMOS NOSSOS CADERNOS, NOSSA CASA E ATÉ NOSSA RUA.
AS RÁDIOS E A TV TUPI TRANSMITIAM O DESFILE DO RECIFE DIRETO DA AVENIDA CONDE DA BOA VISTA.
RESPEITÁVAMOS NOSSOS PAIS, NOSSOS AVÓS, AS AUTORIDADES, O DIRETOR DA ESCOLA, O PADRE, O PASTOR, OS MAIS VELHOS E A PÁTRIA.
HOJE TUDO MUDOU. E PRA MUITO PIOR. ACABOU-SE O RESPEITO E O AMOR PELA PÁTRIA. PERDEMOS A IDENTIDADE. NOSSA CRISE, ACIMA DE TUDO, É MORAL, É ÉTICA. NÃO TEM COMO VOLTAR ATRÁS. O QUE PASSOU, PASSOU. FICOU APENAS NA LEMBRANÇA DOS QUARENTÕES E QUARENTONAS. TALVEZ ALGUÉM SE SINTA ATÉ EMOCIONADO (A) AO LER ESTE COMENTÁRIO. ISSO É BOM, POIS NOS TRAZ UM SAUDOSISMO SEM IGUAL, E A SAUDADE NADA MAIS É DO QUE A CERTEZA QUE O PASSADO VALEU A PENA!

Dedico este comentário ao meu amigo Silvano da Usina Laranjeiras, que, assim como eu, sente saudades do tempo de outrora.

0 comentários:

Postar um comentário

LEIA AGORA NO VICENCIANET.
Todo mundo gosta. Todo o mundo acessa.