quarta-feira, 31 de agosto de 2011

COMANAS URGENTE

COMUNICADO ÀS ENTIDADES BENEFICIÁRIAS DO PROGRAMA NACIONAL DE APOIO À INCLUSÃO DIGITAL NAS COMUNIDADES - TELECENTROS (BR) - PROJETO TALENTOS DA INFORMÁTICA-DIGITAL.

Entrega e instalação de equipamentos de informática
(Da assessoria de imprensa)
 
O Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades – Telecentros.BR está entregando os primeiros 2.067 kits de equipamentos de informáticas com mobiliário. Os kits de equipamentos de informáticas do Projeto Talentos da Informática – DIGITAL, a nossa proposta, já foram entregues na Sede do CONSÓRCIO. Entre em contato conosco para retirar-lós o mais breve possível. Estamos agora aguardando a entrega dos mobiliários, que serão instalados nos Núcleos do Projeto Talentos da Informática – DIGITAL, no seu Município, conforme o endereço informado pelo responsável legal desta municipalidade. Segundo o contrato firmado com a empresa responsável pelo mobiliário, e o Ministério das Comunicações, as entregas devem finalizar até outubro de 2011.
Mobiliário e equipamentos são entregues por empresas diferentes. Nem sempre o cronograma da entrega de cada empresa permite que o mobiliário chegue antes dos equipamentos. Neste caso, a entidade beneficiária deve manter os equipamentos nas caixas e em local seguro, para que a empresa realize a instalação no momento oportuno. A instalação não pode ser feita por conta própria pela entidade, para não perder a garantia dos equipamentos, que é de três anos a partir da data de instalação.
As entregas são realizadas a partir de dados informados pela beneficiária (o Município) à proponente (COMANAS), que repassa esta informação à Coordenação Executiva do Programa. As beneficiárias forneceram o endereço completo de cada telecentro, além de telefone, pessoal responsável e CNPJ/CPF da entidade que ficará responsável pelos bens.
É importante o Município manter sempre as informações especificadas no parágrafo anterior atualizadas, para que haja uma otimização constante dos diversos cronogramas estabelecidos.
Dúvidas podem ser encaminhadas ao e-mail jloliveira@comanas.pe.gov.br.
Conexões seguem cronograma próprio
Estão em andamento as instalações de conexão à internet pelo Gesac a telecentros apoiados pelo Telecentros.BR.
O cronograma de instalação dos pontos passa por cálculos de disponibilidade satelital de cada região do Brasil e em cada alguns casos depende de remanejamento de pontos. Está em elaboração também edital para um novo contrato do Gesac, em que serão previstos mais pontos terrestres para atendimento às localidade em que o serviço esteja disponível.
Com o novo contrato, previsto para este segundo semestre de 2011, será possível atender a telecentros de todas as etapas do Programa, e conseqüentemente do nosso Projeto.
NÚCLEO INTERMUNICIPAL
DE SAÚDE – NIS
Bolsistas
O pagamento é feito por contrarrecibo, que permite ao bolsista sacar o recurso na agência bancária informada pelo próprio jovem no momento da implantação da bolsa, que será após a entrega do mobiliário, a instalação dos equipamentos e do ponto GESAC.
Retificando as orientações repassadas pela Coordenação Executiva do Programa, não há mais a necessidade de abrir conta corrente e a agência bancária não pode exigir isso do bolsista, nem qualquer outro documento que não os documentos de identificação (CPF e RG) para sacar o contrarrecibo. Mas atenção: se o bolsista já tiver uma conta corrente vinculada a seu CPF na agência indicada, o sistema direciona o pagamento automaticamente para a conta e não gera o contrarrecibo.
É importante também lembrar que um monitor somente pode iniciar atividades e receber bolsa do Programa se tiver sido selecionado para um telecentro em funcionamento e já conectado à internet. Telecentros novos que ainda não estejam com equipamentos e conexão instaladas não têm a bolsa liberada. Esta é a nossa atual situação.
Isso ocorre porque a bolsa está vinculada à atuação do monitor no telecentro, além da participação no curso de formação. Se não existe telecentro aberto para a população, o bolsista não tem como cumprir seu papel de atender ao público e promover o uso das tecnologias.
Além disso, a bolsa só tem início quando implementada pelo coordenador de bolsa da iniciativa proponente (funcionário do COMANAS).
Após a entrega dos mobiliários, os jovens selecionados para receber bolsas serão orientados pelo CONSÓRCIO a respeito dos procedimentos necessários.
Programa Telecentros.BR e a nova Secretaria de Inclusão Digital
A Secretaria de Inclusão Digital no Ministério das Comunicações, criada recentemente, será responsável pela Coordenação Executiva do Telecentros.BR.
O Ministério das Comunicações já fazia parte do colegiado de coordenação do Programa, oferecendo os equipamentos de informática novos, mobiliário e conexão à internet. Com a criação da Secretaria de Inclusão Digital, em 5 de maio de 2011, a equipe responsável pelo Telecentros.BR no Ministério do Planejamento iniciou seu processo de transição para as Comunicações.
Além da Coordenação Executiva, a nova Secretaria receberá as atribuições de gestão da Rede Nacional de Formação para Inclusão Digital e de oferta de equipamentos recondicionados. Este processo será concluído com a publicação do Decreto que altera as competências dos Ministérios no Telecentros.BR, prevista para os próximos meses.
NÚCLEO INTERMUNICIPAL
DE SAÚDE – NIS
Está mudança dará maior agilidade e força ao Programa, permitindo integrar ainda mais a equipe responsável pela gestão, agora na Secretaria de Inclusão Digital.
Temos a certeza de poder contar com o apoio de toda a equipe Municipal (Prefeitos, Secretários, demais colaboradores), para que tenhamos êxito na implantação da nossa proposta, que têm como linha mestre a promoção da qualidade de vida e a inserção da inclusão digital no cotidiano das nossas populações.

0 comentários:

Postar um comentário

LEIA AGORA NO VICENCIANET.
Todo mundo gosta. Todo o mundo acessa.