domingo, 29 de maio de 2011

COMANAS REALIZA ENCONTRO COM SECRETÁRIOS DE SAÚDE


O COMANAS (Conselho dos Municípíos da Mata Norte e Agreste Setentrional de Pernambuco) realizou sexta-feira (27) o I Encontro do Conselho de Secretários Municipais de Saúde. Na ocasião estiveram presentes representantes das cidades de Paudalho, Camutanga, Nazaré da Mata, Chã de Alegria, Timbaúba, Lagoa do Itaenga, Aliança, Casinhas, Passira e Glória do Goitá. Ao todo foram dez minucípios representados. Na ocasião, o Dr. Miguel Gomes de Freitas, prefeito do município de Passira e secretário-geral do COMANAS, falou aos presentes sobre as atribuições do Conselho de Secretários Municipais e sobre a Portaria SAS/MS, nº 134 de 05 de abril de 2011, que regulamenta o cadastro de profissionais de saúde no CNES (Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde).
Durante o evento foi analisada a criação da Escola Intermunicipal de Gestão Pública que, a princípio seria estabelecida na cidade de Aliança, cujo objetivo seria a instalação de um programa de excelência no atendimento dos serviços da saúde; o cumprimento do pacto da saúde com a capacitação permanente de ACS, ECE e outros profissionais do ramo e a formação dos servidores públicos em cursos superiores de gestão pública e cursos técnicos.
De acordo com Miguel Freitas, é desejo do consórcio a implantação de um programa de atendimento no qual o médico ficaria à disposição do COMANAS e atenderia os municípios de acordo com a demanda. Quem também presenciou toda a reunião foi o deputado estadual Henrique Queiroz (PR). Ele participou ativamente do debate tirando várias dúvidas das pessoas presentes e apresentando alternativas viáveis para o setor de saúde na Mata Norte. Queiroz frisou a nossa reportagem (vide no player abaixo) que o consórcio é uma saída para a melhoria do atendimento médico na região, o que, segundo ele, desafogaria as grandes emergências da capital.
O próximo evento do COMANAS será a participação junto com o COMSUL (Consórcio da Mata Sul) do
 I Seminário Pernambucano de Consórcios Públicos Intermunicipais, apresentado pela Saúde Consorciada do Paraná, que será realizada no dia 1º de junho no auditório da AMUPE.

OUÇA O ÁUDIO DA NAZA FM:

0 comentários:

Postar um comentário

LEIA AGORA NO VICENCIANET.
Todo mundo gosta. Todo o mundo acessa.